xmlui.metadata.dc.creator | Costa, Marcos de Sá | |
xmlui.metadata.dc.date.accessioned | 2021-03-10T20:47:07Z | |
xmlui.metadata.dc.date.available | 2011-08-02 | |
xmlui.metadata.dc.date.available | 2021-03-10T20:47:07Z | |
xmlui.metadata.dc.date.issued | 2011-02-28 | |
xmlui.metadata.dc.identifier.uri | https://app.uff.br/riuff/handle/1/19323 | |
xmlui.metadata.dc.description.abstract | This research is intended to understand the production process educational concepts through
the analysis of some cartoons which have the school environment as its dominant theme. Nine
contemporary-brazilian educational cartoons were picked out. The study was based on the
theoretical Discourse Analysis fundaments elaborated by Michel Pêcheux in France, and later
on developed by Eni Orlandi as well as other researchers in Brazil. The analysis clearly
demonstrates that there is a considerable resistance work which opposes to a unialteral
reading concerning school events in the country. This located resistance work comes into play
by using silence and humour which enables a work based on the desestabilization of the
senses thus inevitably leading to other possibilities. Taking into consideration the fact that the
subject and the meaning mutually constitute themselves, the subject-positions represented in
the cartoons were highlighted as well as the teacher-subject positon, family-subject position
and student-subject position. Finally, it was observed that the silence and humour work
together with the market dynamics play important roles regarding the subjects in the school
environment. | eng |
xmlui.metadata.dc.format | application/pdf | por |
xmlui.metadata.dc.format | application/octet-stream | por |
xmlui.metadata.dc.language | por | por |
xmlui.metadata.dc.rights | Acesso Aberto | por |
xmlui.metadata.dc.subject | Estudos de linguagem | por |
xmlui.metadata.dc.subject | Discurso | por |
xmlui.metadata.dc.subject | Charge | por |
xmlui.metadata.dc.subject | Educação | por |
xmlui.metadata.dc.subject | Estereótipo | por |
xmlui.metadata.dc.subject | Paráfrase | por |
xmlui.metadata.dc.subject | Resistência | por |
xmlui.metadata.dc.subject | Polissemia | por |
xmlui.metadata.dc.subject | Discourse | eng |
xmlui.metadata.dc.subject | Cartoons | eng |
xmlui.metadata.dc.subject | Stereotype | eng |
xmlui.metadata.dc.subject | Parafrasis | eng |
xmlui.metadata.dc.subject | Resistence | eng |
xmlui.metadata.dc.subject | Polissemy | eng |
xmlui.metadata.dc.title | Estereótipo e paráfrase, resistência e polissemia: charges
sobre educação em uma perspectiva da análise do discurso | por |
xmlui.metadata.dc.type | Dissertação | por |
xmlui.metadata.dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS | por |
xmlui.metadata.dc.publisher.program | Programa de Pós-graduação em Letras | por |
xmlui.metadata.dc.publisher.department | letras | por |
xmlui.metadata.dc.contributor.advisor1 | Mariani, Bethânia Sampaio Correa | |
xmlui.metadata.dc.contributor.advisor1ID | CPF:40090989822 | por |
xmlui.metadata.dc.contributor.advisor1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4780295T2 | por |
xmlui.metadata.dc.contributor.referee1 | Ferreira, Lucia Maria Alves | |
xmlui.metadata.dc.contributor.referee1ID | CPF:55487655622 | por |
xmlui.metadata.dc.contributor.referee1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4799978H5 | por |
xmlui.metadata.dc.contributor.referee2 | Fonseca, Rivia Silveira | |
xmlui.metadata.dc.contributor.referee2ID | CPF:90805433222 | por |
xmlui.metadata.dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/1527611853543898 | por |
xmlui.metadata.dc.creator.ID | CPF:90870063422 | por |
xmlui.metadata.dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/9590309751392541 | por |
xmlui.metadata.dc.description.resumo | Esta pesquisa tem por objetivo compreender os processos de produção dos sentidos sobre
educação no Brasil através de charges que trazem como tema o ambiente escolar. Para tal
foram selecionadas nove charges que tratam da questão da educação contemporânea no
Brasil. O estudo aqui desenvolvido segue os pressupostos teóricos da Análise de Discurso,
formulada por Michel Pêcheux, na França, e desenvolvida posteriormente por Eni Orla ndi e
outros pesquisadores no Brasil. As análises mostram que, no funcionamento discursivo das
charges, há um trabalho de resistência que se opõe a uma leitura única para os acontecimentos
ligados à escola no Brasil. Esse trabalho de resistência é posto em jogo pelo funcionamento
do silêncio e do humor, possibilitando, assim, um trabalho sobre os sentidos,
desestabilizando-os, apontando outros caminhos. Como, para a Análise do Discurso, sujeito e
sentido constituem-se mutuamente, teve destaque ainda a análise das posições-sujeito
representadas nas charges, a saber: a posição-sujeito professor, a posição-sujeito família e a
posição-sujeito aluno. Por fim, observou-se que o trabalho do humor e do silêncio, aliados ao
funcionamento do mercado, desepenham papéis fundamentais para a significação dos sujeitos
e do ambiente escolar. | por |
xmlui.metadata.dc.rights.license | CC-BY-SA | pt_BR |