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Title: O governo democrático de Getúlio Vargas através dos cinejornais
Authors: Castro, Clarissa Costa Mainardi Miguel de
metadata.dc.contributor.advisor: Essus, Ana Maria Mauad de Sousa Andrade
Issue Date: 2013
Citation: Castro, Clarissa Costa Mainardi Miguel de. O governo democrático de Getúlio Vargas através dos cinejornais. 2013. 179 f. Dissertação (Mestrado em História) – Departamento de História, Universidade Federal Fluminense Niterói, 2013. Disponível em: <http://www.historia.uff.br/stricto/td/1718.pdf>.
Abstract: Analisar os Cinejornais do Governo Democrático de Vargas como produções construtoras de uma memória e imagem do período pela ótica do Estado. A relação entre Vargas e os meios de comunicação e a utilização destes canais como veiculadores de propagandas políticas, permite o estudo da exibição de um poder que, não mais pela força, mas pelo esforço de convencimento e persuasão, através da produção midiática, busca sua legitimação perante o público receptor. Identificar nestes Cinejornais tanto o tipo de conteúdo por eles veiculado quanto elementos da linguagem cinematográfica presentes em suas construções, permite-nos analisar o discurso que permeia tais produções e as enxergar como escolhas feitas a partir de intenções e interesses que, em contato com o público receptor, podem ou não atingir seus objetivos. Parte de uma Cultura Política criada em torno da figura de Vargas, os Cinejornais desse período são uma das expressões do diálogo entre o Poder e seus interlocutores.
metadata.dc.description.abstractother: Analyze the newsreels of the Vargas Democratic government productions buiders of memory and an image of the period through the eyes of the state. The relationship between Vargas and the media channels and use these as vehicles for political propaganda, it allows the study of a display of power, not by force but by the effort of convincing and persuasion through media production, seek its legitimacy receiver to the public. Identifying these newsreels both the type of content conveyed by them as elements of film language present in their buildings, allows us to analyze the discourse that permeate such products and see how choices made from the intentions and interests which, in contact with the public receiver may or may not achieve their goals. Part of a culture built around the figure of Vargas, the newsreels of the period are an expression of dialogue between the Power and its partners.
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/199
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