O REI, OS PODERES E A LITERATURA: VIRTUDES E PECADOS NA PROSA CIVILIZADORA DE D. DUARTE E D. PEDRO (PORTUGAL – SÉCS. XIV E XV)
Portugal
Dinastia de Avis, 1357-1578
Rei
Nobreza
Virtude
Middle ages
Avis dinasty
King
Nobility
Virtue
Sousa, Rafaella Caroline Azevedo Ferreira de | Posted on:
2013
Abstract
Neste trabalho, intitulado O Rei, os poderes e a literatura: virtudes e pecados na prosa civilizadora de D. Duarte e D. Pedro (Sécs. XIV e XV), analisamos as virtudes e pecados que formam um modelo de conduta veiculado por D. Duarte no Leal Conselheiro e por D. Pedro no Livro da Virtuosa Benfeitoria. Num contexto de disputa entre poderes no Portugal do século XV, os príncipes de Avis teriam como objetivo disseminar esse modelo de homem virtuoso entre a nobreza do reino para civilizá-la, modificar seu comportamento, tomando como exemplo de perfeição o próprio rei. Assim, os nobres aceitariam a preeminência régia na sociedade e não mais disputariam o poder, permitindo aos Avis seguir com seu projeto de centralização política.
[Texto sem Formatação]
[Texto sem Formatação]
Document type
DissertaçãoSource
Sousa, Rafaella Caroline Azevedo Ferreira de. O rei, os poderes e a literatura: virtudes e pecados na prosa civilizadora de D. Duarte e D. Pedro (Portugal – sécs. XIV e XV). 2013. 117 f. Dissertação (Mestrado em História) – Departamento de História, Universidade Federal Fluminense Niterói, 2013. Disponível em: <http://www.historia.uff.br/stricto/td/1660.pdf>.Subject(s)
Idade médiaPortugal
Dinastia de Avis, 1357-1578
Rei
Nobreza
Virtude
Middle ages
Avis dinasty
King
Nobility
Virtue
License Term
CC-BY-SAThe following license files are associated with this item: