Metadata
Show full item record
COMO O MARKETING PODE APERFEIÇOAR O SERVIÇO PÚBLICO ESTUDO DE CASO: AUTARQUIA MUNICIPAL - SAAE-VR
Princípio da eficiência
Qualidade
Marketing
Administração pública
Eficiência
Qualidade
Marketing
Public administration
Principle of efficiency
Quality
Marketing
Abstract
O objetivo geral deste trabalho é verificar a contribuição do marketing como
ferramenta para aperfeiçoar o desempenho das organizações públicas nos serviços
prestados à sociedade. O problema com base no qual ele foi formulado é o seguinte:
considerando que as ferramentas e os conceitos de marketing aplicados no contexto
das organizações privadas têm apresentado resultados positivos quanto à melhoria
da imagem destas perante o público-alvo, com o fortalecimento da marca e a
fidelização de clientes, assim, como extrapolar a barreira da esfera privada e obter
os benefícios da utilização dos conceitos de marketing no âmbito das organizações
e agências de serviços públicos? A metodologia utilizada é a pesquisa bibliográfica
em obras impressas, artigos científicos, monografias, teses e dissertações
disponibilizados em bancos de dados localizados na internet, conciliada com um
estudo de caso aplicado em uma Autarquia da esfera municipal. Os resultados
alcançados neste estudo demonstram que a Autarquia SAAE-VR, embora utilize
alguns conceitos e ferramentas de marketing, utiliza-os muito mais de maneira
intuitiva e empírica do que de forma planejada e incorporada à estratégia da
organização. No entanto, certamente, podemos afirmar que o marketing pode ser
utilizado para aperfeiçoar o serviço público, na medida em que as instituições
públicas também fazem trocas com o seu público-alvo, que é a sociedade, de um
modo geral, tendo, então, que atender as suas expectativas. A conclusão obtida
demonstra que, até em decorrência da noção de administração gerencial importada
das organizações privadas, as instituições públicas vêm sendo gradativamente
direcionadas à utilização de conceitos de marketing para ajudar a redefinir o papel
dos órgãos públicos em atendimento à demanda social
[Texto sem Formatação]
[Texto sem Formatação]
Document type
Trabalho de conclusão de cursoSubject(s)
Administração públicaPrincípio da eficiência
Qualidade
Marketing
Administração pública
Eficiência
Qualidade
Marketing
Public administration
Principle of efficiency
Quality
Marketing