xmlui.metadata.dc.creator | Castelo, Renata Romero | |
xmlui.metadata.dc.date.accessioned | 2021-03-10T20:52:13Z | |
xmlui.metadata.dc.date.available | 2007-06-01 | |
xmlui.metadata.dc.date.available | 2021-03-10T20:52:13Z | |
xmlui.metadata.dc.date.issued | 2006-08-30 | |
xmlui.metadata.dc.identifier.uri | https://app.uff.br/riuff/handle/1/21185 | |
xmlui.metadata.dc.description.abstract | This work had the purpose of introducing the main aspects of an institutional
evaluation higher education institution. There were raised historical information,
bibliografic study concerning the main procedures adopted for evaluation as well
as the main aspects offered by standards of two private institutions. The work
provides a description in order to idealize the strategical plan. Following, it
introduces the milestones necessary for a pedagogical political project and
associates the Institutional developing plan to a project. Finally, it introduces an
evaluation model according to the student point of view. The work compares the
evaluation to one complete cycle. The reason for that is that an evaluation should
bring a return in order to regard the institution as a strategical model raising the best
from the knowledge process | eng |
xmlui.metadata.dc.description.sponsorship | Universidade Federal Fluminense | |
xmlui.metadata.dc.format | application/pdf | por |
xmlui.metadata.dc.language | por | por |
xmlui.metadata.dc.rights | Acesso Aberto | por |
xmlui.metadata.dc.subject | Avaliação Institucional | por |
xmlui.metadata.dc.subject | Ensino Superior | por |
xmlui.metadata.dc.subject | Planejamento estratégico | por |
xmlui.metadata.dc.subject | higher education | eng |
xmlui.metadata.dc.title | AVALIAÇÃO NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR: PLANEJAMENTO
ESTRATÉGICO | por |
xmlui.metadata.dc.type | Dissertação | por |
xmlui.metadata.dc.subject.cnpq | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO | por |
xmlui.metadata.dc.publisher.program | Programa de Pós-graduação em Sistemas de Gestão | por |
xmlui.metadata.dc.publisher.department | Segurança do Trabalho, Meio-ambiente, Gestão pela Qualidade Total | por |
xmlui.metadata.dc.contributor.advisor1 | Zotes, Luis Perez | |
xmlui.metadata.dc.contributor.advisor1ID | CPF:65524873122 | por |
xmlui.metadata.dc.contributor.referee1 | Quelhas, Osvaldo Luiz Gonçalves | |
xmlui.metadata.dc.contributor.referee1ID | CPF:20055676522 | por |
xmlui.metadata.dc.contributor.referee1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4791688P2 | por |
xmlui.metadata.dc.contributor.referee2 | Souza, Cristina Gomes de | |
xmlui.metadata.dc.contributor.referee2ID | CPF:89963142222 | por |
xmlui.metadata.dc.contributor.referee2Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4701728E8&dataRevisao=null | por |
xmlui.metadata.dc.creator.ID | CPF:54541232222 | por |
xmlui.metadata.dc.description.resumo | Este estudo tem por objetivo apresentar os principais aspectos de uma avaliação
institucional em uma Instituição de Ensino Superior. Foi feito um levantamento
histórico, um estudo bibliográfico quanto aos principais procedimentos adotados nas
avaliações e os principais aspectos que constam nos modelos de duas Instituições
particulares. A dissertação fornece um roteiro para a idealização do planejamento
estratégico, a seguir, apresenta as diretrizes que devem constar na confecção do
Projeto Político Pedagógico e associa o Plano de Desenvolvimento Institucional a
um projeto. Por último, apresenta um modelo de avaliação na visão do aluno. A
dissertação compara a avaliação a um ciclo. O motivo é que a avaliação deve
produzir um retorno para que, novamente, se possa pensar a Instituição de forma
estratégica contemplando o que há de melhor no processo educacional | por |
xmlui.metadata.dc.rights.license | CC-BY-SA | pt_BR |