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CULTURA ORGANIZACIONAL: UM ESTUDO DE CASO APLICADO EM UMA EMPRESA PRIVADA
Abstract
Este estudo tem por objetivo analisar os efeitos sobre a cultura corporativa em uma empresa brasileira que passou por um processo de privatização realizado pelo governo no final do século 20. Da análise de 22 entrevistas focadas realizadas com funcionários remanescentes na empresa após a privatização, foi possível compreender importantes aspectos do processo de mudança e de adaptação de uma cultura organizacional. Além do estudo teórico da literatura disponível, a estratégia para atingir este objetivo foi à luz da corrente funcionalista que considera a cultura uma variável da organização e, considerando também que a cultura corporativa pode ser gerenciada, foram analisadas as características da empresa antes e depois da privatização, bem como as ações gerenciais praticadas durante o período que se seguiu ao anúncio da nova administração. Após essa análise, observou-se a importância da existência de um evento externo à organização e de açâes gerenciais específicas em um processo de mudança cultural. No caso analisado, a privatização foi o evento externo que serviu como um agente catalisador para o processo de mudança cultural e as ações gerenciais, e contribuiu para a redefinição do comportamento dos funcionários, reforçando os valores preconizados pela nova administração. Os resultados da pesquisa revelam que valores como estabilidade e influência política, comumente aceitos na empresa estatal, deram lugar à atribuição de maior responsabilidade para os funcionários, fim da estabilidade, mudanças sempre que necessárias e valorização do desempenho, valores típicos de empresa privada.
[Texto sem Formatação]
Document type
Dissertação
Format
application/pdf
Subject(s)
Cultura organizacional
CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO
 
URI
https://app.uff.br/riuff/handle/1/21249
License Term
CC-BY-SA
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