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Title: A retomada da indústria de construção naval brasileira: caso Brasfels e os efeitos da adoção da agenda neodesenvolvimentista
Authors: Freitas, Daniella de Paula Sousa
metadata.dc.contributor.advisor: Lima, Raphael Jonathas da Costa
metadata.dc.contributor.members: Ferreira, André
Dulci, João Assis
Issue Date: 2020
Citation: FREITAS, Daniella de Paula Sousa. A retomada da indústria de construção naval brasileira: caso Brasfels e os efeitos da adoção da agenda neodesenvolvimentista. 2020. 82f. Dissertação(Mestrado Profissional em Administração)-Universidade Federal Fluminense, Volta Redonda, 2020.
Abstract: Na indústria naval mundial, a despeito de seus respectivos contextos políticos, econômicos, sociais e culturais, é possível identificar como padrão a participação ativa do Estado no desenvolvimento de políticas setoriais que propiciem seu nascimento e sustentação, assim como na indústria naval brasileira, definindo seus bem delineados períodos de retomada e declínio do setor à medida que a participação do Estado em seus diferentes papéis diminui. Este trabalho pretende analisar os efeitos da adoção da agenda neodesenvolvimentista na retomada da indústria naval brasileira no período 2003-2013 à luz das teorias e conceitos que perpassam a dependência dessa indústria do Estado, especificamente no setor de construção de embarcações de grande porte em Angra dos Reis – RJ, tendo o estaleiro Brasfels como um estudo de caso. Os objetivos específicos são: OE1 – Reconstruir historicamente a trajetória da indústria naval no Brasil a fim de compreender como o Estado, em seus diferentes papéis, ativamente implementou uma agenda estratégica voltada para o setor naval brasileiro e propulsionou a recente retomada do setor; OE2 – Conceituar e contextualizar a estratégia de desenvolvimento que influenciou a agenda de política industrial adotada no recorte temporal proposto: 2003-2013; OE3 – Reconhecer a constituição do estaleiro Brasfels, objeto desse estudo de caso: o que é e qual foi a produção do período analisado e OE4 – Descrever e analisar os principais efeitos da retomada do setor naval no período analisado com a adoção da agenda de desenvolvimento no âmbito do estaleiro Brasfels em Angra dos Reis -RJ.
metadata.dc.description.abstractother: In the world shipbuilding industry, despite their respective political, economic, social and cultural contexts, it is possible to identify as a standard the active participation of the State in the development of sectoral policies that favor its birth and support, as well as in the Brazilian shipbuilding industry, defining its well-delineated periods of recovery and decline in the sector as the state's participation in its different roles diminish. This work intends to analyze the effects of the adoption of the neo-developmentalist agenda in the resumption of the Brazilian naval industry in the period 2003-2013 in the light of the theories and concepts that permeate the dependence of this industry of the State, specifically in the sector of construction of large vessels in Angra dos Reis - RJ, with the Brasfels shipyard as a case study. The specific objectives are: OE1 - Historically reconstruct the trajectory of the naval industry in Brazil in order to understand how the State, in its different roles, actively implemented a strategic agenda aimed at the Brazilian naval sector and propelled the recent recovery of the sector; OE2 - Conceptualize and contextualize the development strategy that influenced the industrial policy agenda adopted in the proposed time frame: 2003-2013; OE3 - Recognize the constitution of the Brasfels shipyard, object of this case study: what is and what was the production of the analyzed period and OE4 - Describe and analyze the main effects of the resumption of the naval sector in the analyzed period with the adoption of the development agenda within the scope of the Brasfels shipyard in Angra dos Reis -RJ.
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/21365
Appears in Collections:MPA - Dissertações - Volta Redonda

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