Please use this identifier to cite or link to this item: https://app.uff.br/riuff/handle/1/21396
Title: Duque de Caxias (RJ) - de cidade dormitório à cidade do refino do petróleo: um estudo econômico-político, do início dos anos 1950 ao início dos anos 1970
Authors: Costa, Pierre Alves
metadata.dc.contributor.advisor: Honorato, Cezar Teixeira
metadata.dc.contributor.advisorco: Guimarães, Carlos Gabriel
metadata.dc.contributor.members: Egler, Claudio Antonio Gonçalves
Oliveira, Geraldo de Beauclair Mendes de
Mariano, Hélvio Alexandre
Ribeiro, Luiz Cláudio Moisés
Maranhão, Ricardo Frota de Albuquerque
Issue Date: 2009
Citation: COSTA, Pierre Alves. Duque de Caxias (RJ) - de cidade dormitório à cidade do refino do petróleo: um estudo econômico-político, do início dos anos 1950 ao início dos anos 1970. 2009. 339 f. Tese (Doutorado em História) - Universidade Federal Fluminense, Instituto de História, Niterói, 2009.
Abstract: A presente pesquisa tem como intuito principal realizar um estudo econômico-político da transformação de Duque de Caxias (RJ) de cidade dormitório em cidade do refino do petróleo, entre o início dos anos 1950 e o início dos anos 1970. A questão central (norteadora) é: por que se escolheu Caxias e por que a refinaria? A região de Caxias não é percebida aqui como uma região improdutiva, desprovida de História e sim, uma região modelada pelas condições materiais e naturais herdadas e pela ação contínua dos diferentes sujeitos históricos. O processo de construção de uma refinaria é o processo de construção de um espaço geográfico a partir da lógica das relações sociais de produção existentes num determinado momento histórico. As transformações sócio-econômicas sofridas por Caxias revelam que a cidade perdeu a característica de tão somente "subúrbio dormitório" do Rio de Janeiro; desenvolvendo uma economia própria e passando a se constituir também numa cidade industrial. Nas décadas de 1970 e 80 começa a se consolidar o Pólo Petroquímico de Duque de Caxias; e, no início deste século, Caxias recebe o Pólo Gás-Químico. Porém, apesar de todo este crescimento econômico, verificado principalmente a partir dos anos 1960, Caxias continua com graves problemas sociais.
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/21396
Appears in Collections:PPGH - Teses - Niterói

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Tese-pierre-alves-costa.pdf4.31 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons