DEMANDA FUTURA POR MORADIAS: DEMOGRAFIA, HABITAÇÃO E MERCADO
Abstract
Elzira Oliveira e Gustavo Givisiez retomam a temática do livro
A Demanda Futura por Moradias publicado em 2007 e elaborado pelo Cedeplar/UFMG em projeto por mim coordenado. Em parceria com a Secretaria Nacional de Habitação do Ministério das Cidades, o livro Demanda Futura por Moradias: Demografia, Habitação e Mercado por eles coordenado consolida a perspectiva metodológica do trabalho anterior, atualiza os dados com os resultados do Censo Demográfico de 2010, e avança com a inclusão de novos conteúdos, além da inclusão de um software para a consulta dos resultados da projeção demográfica de moradias.
Um dos pontos cruciais a se destacar nessa linha de trabalhos demográficos aplicados à política pública, no caso política de habitação, consubstanciado tanto no livro anterior quanto nesse livro que atualiza e amplia a temática, é o peso da abordagem demográfica aplicada. Tal abordagem combina projeções demográficas em vários níveis de agregação, chegando ao nível de desagregação municipal, com a projeção de taxas que caracterizam o objeto do estudo (no caso chefia domiciliar ou demanda por residências) e controle por atributos sociais e econômicos. Uma das características mais robustas da demografia é o seu poder preditivo para projeções da população e de seus atributos por idade e sexo, num horizonte temporal de aproximadamente trinta anos. O “metabolismo demográfico” dessa dinâmica de longo-prazo é um dos pontos cruciais para a credibilidade dos estudos demográficos empíricos de projeção.
Se a experiência da edição do livro anterior serve para previsão futura, posso adiantar uma alta utilização do livro na formulação dos estudos de planejamento nas esferas estadual e municipal, além de sua utilização pelo setor privado. Os autores estão de parabéns pela produção desse novo livro, atualizado e ampliado, que serve para consolidar definitivamente a área de população e habitação.
[Texto sem Formatação]
[Texto sem Formatação]