Metadata
Show full item record
O USO DO VÍDEO COMO RECURSO DIDÁTICO: “A QUÍMICA DO LIMÃO”
Química do limão
Contextualização
Ensino de química
Recurso didático
Ensino à distância
Fruta
Análise química
Vídeo em educação
Pandemia
Video in science education
Lemon chemistry
Contextualization
Leal, Caio Astigarreta | Posted on:
2020
Abstract
O avanço exponencial da tecnologia nos últimos séculos vem fazendo com que o nosso modo de vida mude cada vez mais rápido, e para que a educação possa acompanhar o progresso, é necessário que se façam constantes atualizações no fazer pedagógico. Uma destas é a adoção de tecnologias da comunicação, como o vídeo, para que o ensino possa se tornar atrativo e contextualizado. Buscando despertar o interesse dos estudantes, foi produzida uma sequência didática, juntamente com um vídeo, em que este atua um recurso mediador da aprendizagem. Os conceitos e conteúdos ministrados na sequência didática são trabalhados à medida que se mostram necessários para que sejam explicados os fenômenos, que utilizam o limão, apresentados pelo vídeo. As diversas utilidades do limão apresentam potencial contextualizador de diversos conceitos de química, portanto, neste trabalho é analisada a viabilidade do uso de vídeo como recurso didático, cujo tema é a química do limão, e como a educação a distância, provocada pela pandemia de 2020 a alterou
[Texto sem Formatação]
[Texto sem Formatação]
Document type
Trabalho de conclusão de cursoSource
LEAL, Caio Astigarreta. O uso do vídeo como recurso didático: "a química do limão". 2020. 52f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Instituto Química, Universidade Federal Fluminense, 2020.Subject(s)
Vídeo no ensino de ciênciasQuímica do limão
Contextualização
Ensino de química
Recurso didático
Ensino à distância
Fruta
Análise química
Vídeo em educação
Pandemia
Video in science education
Lemon chemistry
Contextualization
License Term
CC-BY-SAThe following license files are associated with this item: