CIDADE-NEGÓCIO E RESPONSABILIDADE SOCIAL EMPRESARIAL: UMA ANÁLISE CRÍTICA DA ONG TETO E SEUS FINANCIADORES
RSE
Gestão das tensões espaciais
ONG Teto
ONG
Responsabilidade social da empresa
Espaço urbano
Privatização
Mudança social
Reprodução
Corporate city
CSR
Spatial tension management
NGO Teto
Soares, Edmilson Campos | Posted on:
2020
Abstract
A participação das empresas em programas sociais e ambientais faz parte do que se convencionou chamar de responsabilidade social empresarial, ampliando práticas de filantropia e a intervenção em questões que anteriormente eram de responsabilidade exclusiva de governos e do Estado. Este trabalho visou compreender se as empresas parceiras estratégicas da organização não governamental (ONG) Teto, por meio do discurso e da prática de RSE, cumprem o papel de responsáveis por uma mudança social ou se sua atuação no campo social e ambiental contribuiu para um entendimento privatista, apontando para o deslocamento do conceito do espaço (e da cidade) enquanto local de realização da vida para a noção de espaço enquanto matéria-prima do processo de reprodução ampliada do capital, constituindo-se enquanto ferramenta da gestão das tensões espaciais. A Responsabilidade Social Empresarial (RSE) é, desse modo, entendida como uma falsa generosidade, ou seja, uma “generosidade” que tem por intento a manutenção da relação de opressão e dominação. Como procedimentos metodológicos, foram realizadas as seguintes atividades: pesquisa bibliográfica; coleta e sistematização de dados secundários a partir de informações disponíveis no site das empresas sobre os projetos apoiados; e a realização de entrevistas semiestruturadas com três empresas que, entre os anos de 2011 e 2017, contribuíram para o desenvolvimento do trabalho da ONG Teto na condição de “parceira estratégica”. Constatou-se que a questão social entrou no rol da reprodução capitalista, passando a fazer parte de um modelo de negócios, denotando o que mais parece ser uma captura de pautas e políticas sociais, por meio das quais se reforçam os ideais de empreendedorismo, privatismo e mercadificação e que operam a gestão das tensões espaciais, servindo antes ao lucro que à redução da desigualdade ou para a promoção da cidadania. A questão social, como qualquer outra mercadoria, passa a fazer parte de um modelo de negócios como um “negócio social” corroborando para a perspectiva do espaço (e da cidade) enquanto mercadoria
[Texto sem Formatação]
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Document type
DissertaçãoSource
SOARES, Edmilson Campos. Cidade-negócio e responsabilidade social empresarial: uma análise crítica da ONG Teto e seus financiadores. 2020. 151 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal Fluminense, Instituto de Ciências da Sociedade e Desenvolvimento Regional, Campos dos Goytacazes, 2020.Subject(s)
Cidade negócioRSE
Gestão das tensões espaciais
ONG Teto
ONG
Responsabilidade social da empresa
Espaço urbano
Privatização
Mudança social
Reprodução
Corporate city
CSR
Spatial tension management
NGO Teto
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