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Title: A influência do serviço 4.0 nas empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC)
Authors: Santos, Matheus Agapito dos
metadata.dc.contributor.advisor: Stefano, Ercilia de
metadata.dc.contributor.members: Freitag, Alberto Eduardo Besser
Lima, Fátima Regina Neves
Issue Date: 2020
Citation: SANTOS, Matheus Agapito dos. A influência do serviço 4.0 nas empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC). 2020. 68f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção)-Escola de Engenharia de Petrópolis, Universidade Federal Fluminense, 2020.
Abstract: A busca das grandes empresas por enquadrar-se aos avanços tecnológicos que vêm surgindo e métodos de gestão eficazes para as suas atividades vem sendo impulsionada pelo cenário de competitividade do mercado atual. As tecnologias de ponta estão cada vez mais sendo inseridas nas atividades e processos das organizações com o intuito de aprimorar todos os serviços que são prestados aos clientes. Com o intuito de otimizar os processos existentes em uma empresa de TI e Telecomunicações e diminuir o tempo de entrega dos serviços, além aumentar a produtividade e gerar satisfação ao cliente, são utilizadas ferramentas inovadoras e técnicas gerenciais, como Serviço 4.0. O objetivo deste trabalho é analisar como as ferramentas criadas a partir do Serviço 4.0 podem influenciar no gerenciamento das atividades de uma empresa de TI e Telecomunicações. A estratégia metodológica constituiu-se em revisão da literatura e um estudo de caso, onde foram implementadas duas novas ferramentas com o propósito de auxiliar nas atividades do dia a dia. Através da análise dessas duas ferramentas são apresentados todos os resultados recorrentes a utilização e aceitação de ambas pelos usuários. Conclui-se que o Serviço 4.0, atrelado e partindo do princípio do Lean Service pode contribuir para satisfação dos seus colaboradores e consequentemente o aumento da produtividade, além de agilizar o gerenciamento das atividades.
metadata.dc.description.abstractother: The search of big companies to fit in with the technological advances that have been emerging and effective management methods for their activities has been pushed by the current market competitiveness scenario. The latest technologies are increasingly being inserted in the activities and processes of organizations with the intention to improve all the services that are provided to customers. In order to optimize the existing processes in an IT and Telecommunications company and reduce the time of the delivery services, besides increasing productivity and generating customer satisfaction, innovative tools and management techniques are used, such as Service 4.0. The objective of this monograph is to analyze how the tools created from the Service 4.0 can influence the management of the activities in an IT and Telecommunications company. The methodological strategy consisted of a literature review and a case study, where two new tools were implemented with the purpose of assisting in day-to-day activities. Through the analysis of these two tools, all recurrent results are presented and the use and acceptance of both by users. It is concluded that the Service 4.0, coupled with and based on the principle of Lean Service, can contribute to the satisfaction of the employees and consequently the increase in productivity, in addition to speeding up the management of activities
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/21609
Appears in Collections:PCE - Trabalhos de Conclusão de Curso - Petrópolis

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