Please use this identifier to cite or link to this item: https://app.uff.br/riuff/handle/1/21645
Title: Jogo didático de cartas como estratégia para promover aprendizagem significativa em tabela periódica
Other Titles: Teaching game of cards as a strategy to promote significant learning in the periodic table
Authors: Lisboa, Fabiano da Rocha
metadata.dc.contributor.advisor: Vieira, Lígia Maria Mendonça
metadata.dc.contributor.advisorco: Cardoso, Abiney Lemos
metadata.dc.contributor.members: Silva, Heveline
Santos, Danielle da Costa Rubim Messeder dos
Issue Date: 2020
Citation: LISBOA, Fabiano da Rocha. Jogo didático de cartas como estratégia para promover aprendizagem significativa em tabela periódica. 2020. 200 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional)- Instituto de Ciências Exatas, Universidade Federal Fluminense, Volta Redonda, 2020.
Abstract: A falta de motivação e de uma participação ativa dos alunos no processo de ensino e aprendizagem que ocorre dentro da sala de aula tem se tornado cada vez mais um desafio a ser enfrentado pelos professores da disciplina de Química no Ensino Médio (EM), uma vez que o interesse do aluno é um fator fundamental no processo de construção do conhecimento. Dentre os métodos e práticas pedagógicas que surgem com a finalidade de facilitar e, ao mesmo tempo tornar mais prazeroso o processo de assimilação do saber está a utilização de jogos didáticos. A aplicação de um jogo didático de cartas foi a estratégia utilizada para oportunizar a ocorrência de uma aprendizagem significativa sobre os conteúdos da Tabela Periódica (TP). Com a utilização do jogo, o aprender adquire uma característica lúdica, o que possibilita um processo de ensino e aprendizagem mais atrativo e agradável por parte dos educandos. Nesse cenário, este trabalho procurou avaliar a relevância da utilização e contribuição de jogos didáticos na obtenção do saber pelos alunos sobre a TP. Esta pesquisa teve suas etapas desenvolvidas em uma escola pública estadual, da cidade Paty do Alferes-RJ, para duas turmas de primeiro ano do ensino médio. A metodologia foi desenvolvida por uma sequência de atividades como aulas expositivas, utilização do jogo didático desenvolvido neste trabalho, aplicação de questionário com objetivo de averiguar a satisfação dos alunos quanto a utilização do jogo didático e um questionário avaliativo contendo perguntas fechadas, aplicadas ao tema TP. As observações e dados apurados nesta pesquisa apontaram que a utilização do jogo didático como proposta pedagógica colaborou para o desenvolvimento de aulas diferenciadas da tradicional metodologia de ensino o que incentivou uma participação mais efetiva dos alunos, facilitando não só na ocorrência de uma aprendizagem significativa sobre os conteúdos da TP, mas também de outras habilidades educacionais como raciocínio, convivência e pró-ativismo. Um dos dados observados por meio do questionário avaliativo mostrou que a maioria dos alunos, ao resolverem as questões contidas na avaliação diagnóstica, apresentou um percentual de pontuação acima de 70% do valor total da nota atribuída ao teste que foi de 20 pontos. O jogo didático desenvolvido neste trabalho é o produto educacional disponibilizado e direcionado aos professores de Química do ensino médio e áreas afins.
metadata.dc.description.abstractother: The lack of motivation and active participation of students in the teaching and learning process that takes place within the classroom has increasingly become a challenge to be faced by teachers in the subject of Chemistry in High School (MS), since the student's interest is a fundamental factor in the knowledge construction process. Among the teaching methods and practices that emerge in order to facilitate and, at the same time, make the process of assimilation of knowledge more enjoyable is the use of educational games. The application of a didactic card game was the strategy used to make possible the occurrence of a significant learning about the contents of the Periodic Table (TP). With the use of the game, learning acquires a playful characteristic, which enables a more attractive and enjoyable teaching and learning process on the part of students. In this scenario, this work sought to assess the relevance of the use and contribution of educational games in obtaining knowledge by students about TP. This research had its stages developed in a state public school, in the city Paty do Alferes-RJ, for two classes of first year of high school. The methodology was developed through a sequence of activities such as lectures, use of the didactic game developed in this work, application of a questionnaire in order to ascertain the satisfaction of students regarding the use of the didactic game and an evaluative questionnaire containing closed questions, applied to the TP theme. . The observations and data found in this research pointed out that the use of the didactic game as a pedagogical proposal collaborated for the development of differentiated classes from the traditional teaching methodology, which encouraged a more effective participation of the students, facilitating not only the occurrence of a significant learning about the students. TP content, but also other educational skills such as reasoning, coexistence and pro-activism. One of the data observed through the evaluation questionnaire showed that most students, when solving the questions contained in the diagnostic evaluation, had a percentage of scores above 70% of the total value of the score attributed to the test, which was 20 points. The didactic game developed in this work is the educational product made available and directed to High School chemistry teachers and related areas.
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/21645
Appears in Collections:PROFQUI - Dissertações - Volta Redonda

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
T2018-Fabiano da Rocha Lisboa-Dissertacao Produto.pdfProduto Educacional4.12 MBAdobe PDFView/Open
T2018-Fabiano da Rocha Lisboa-Dissertação Completa.pdfDissertação9.49 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons