Please use this identifier to cite or link to this item: https://app.uff.br/riuff/handle/1/21694
Title: Um estudo de caso de aplicação de sistemas de recomendação baseado em filtragem colaborativa na tarefa de designação de profissionais para serviços de TIC Offshore
Authors: Silva, Hugo Guilherme Andrade da
metadata.dc.contributor.advisor: Martins, Carlos Bazilio
metadata.dc.contributor.members: Martins, Carlos Bazilio
Vianna, Dalessandro Soares
Matias, Italo de Oliveira
Issue Date: 2020
Citation: Silva, Hugo Guilherme Andrade da. Um estudo de caso de aplicação de sistemas de recomendação baseado em filtragem colaborativa na tarefa de designação de profissionais para serviços de TIC Offshore. 2020.89f. Dissertação (Mestrado Profissional em Engenharia de Produção e Sistemas Computacionais) - Universidade Federal Fluminense, Rio das Ostras, 2020.
Abstract: Estudos econômicos recentes sinalizam a necessidade de busca por eficiência operacional nos processos internos de empresas do ramo de Óleo e Gás. Neste cenário, a Tecnologia da Informação e Comunicação apresenta-se como fator chave para a manutenção da competitividade. O presente trabalho tem por objetivo analisar, a partir do desenvolvimento de um protótipo, o desempenho quanto ao uso de sistemas de recomendação na etapa de designação de profissionais para atendimento a serviços de TIC a bordo baseando-se no histórico de serviços realizados. Para a implementação da solução, o trabalho aborda conceitos fundamentais de processos de descoberta de conhecimento e métodos e métricas relacionadas a sistemas de recomendação. Os resultados obtidos demonstram o potencial de aprimoramento do processo de designação a partir do método de filtragem colaborativa e os benefícios que podem ser obtidos a partir da sinergia entre as áreas tecnologias de computação e sistemas de gestão.
metadata.dc.description.abstractother: Recent economic studies related to oil and gas production and sale of have indicated the necessity of operational efficiency in the internal processes of O&G companies. In this scenario, ICT has become a key factor for maintaining competitiveness. In this context, the present work aims to analyze, by the development of a prototype, the performance of using recommendation systems in the step of professionals assignments to attend ICT maintenance on board, based only on the history of services already performed. For the implementation of the proposed solution, the work contemplates a study of the fundamental concepts of knowledge discovery processes from databases and methods and metrics related to recommendation systems. The results obtained demonstrate the potential for enhancing the assingment process by using the collaborative filtering method and demonstrate the benefits that can be achieved from the synergy of works involving computer technologies and management systems.
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/21694
Appears in Collections:MESC - Dissertações - Rio das Ostras

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação catalogada hugo guilherme.pdfUm estudo de caso de aplicação de sistemas de recomendação baseado em filtragem colaborativa na tarefa de designação de profissionais para serviços de TIC Offshore1.8 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.