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Title: “Libros del Rincón: a gênese das políticas públicas de leitura para a Educação no México. Os conceitos de leitura e cidadania em questão.”
Authors: Pérez Buendía, Rubén
metadata.dc.contributor.advisor: Goulart, Cecilia M. A.
metadata.dc.contributor.members: Henriques, Eda Maria
Lopes, Jader Janer
Corsino, Patrícia
Yunes, Eliana Lúcia Madureira
Issue Date: 17-Dec-2020
Citation: PÉREZ BUENDÍA, RUBÉN. “Libros del Rincón: a gênese das políticas públicas de leitura para a Educação no México. Os conceitos de leitura e cidadania em questão”. 2020. 109f. Tese (Doutorado em Educação). Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2020.
Abstract: O principal objetivo desta tese é contribuir com a construção de uma memória sobre as políticas públicas de leitura na educação básica no México e analisar o discurso sobre os conceitos de leitura e de cidadania. A investigação tem como recorte o período que abrange o início do programa Rincones de Lectura até sua assimilação pelo Programa Nacional de Lectura (1988- 2000). Utilizou-se como fonte documentos da Secretaria de Educação Pública, materiais de leitura de leitura do próprio programa e entrevistas de alguns atores que foram fundamentais na criação e desenvolvimento do projeto. As análises foram orientadas pela perspectiva discursiva da linguagem Baktiniana, a través dos conceitos de discurso, dialogismo e alteridade, em diálogo com a perspectiva sociocultural da leitura e a crítica ao conceito de cidadania, na perspectiva da filosofia marxista. A conclusão principal é reconhecer que o Programa estudado desenvolveu no país as bases para uma transformação dos conceitos e métodos voltados para a formação de leitores e que, ao não ter considerado a formação cidadã entre seus objetivos iniciais, não teve articulação direta com uma perspectiva definida entorno da educação para a cidadania, mas, sim, de forma indireta ao promover o uso e apropriação da linguagem para a compressão do mundo e a resolução de situações na vida pessoal e comunitária.
metadata.dc.description.abstractother: El objetivo principal de esta tesis es contribuir con la construcción de una memoria sobre las políticas públicas de lectura en la educación básica en México y analizar el discurso sobre los conceptos de lectura y de ciudadanía de la propia política. La investigación se planteó un recorte que va desde el inicio del programa Rincones de Lectura hasta su asimilación por el Programa Nacional de Lectura (1986-2000). Se utilizaron como fuente documentos de la Secretaría de Educación Pública, materiales de lectura del propio programa y entrevistas a algunos de los actores fundamentales en la creación y desarrollo del Programa. El análisis fue orientado por la perspectiva discursiva del lenguaje Bajtiniana, a través de los conceptos de discurso, dialogismo y alteridad, en diálogo con la perspectiva sociocultural de la lectura y la crítica al concepto de ciudadanía, desde la filosofía marxista. La conclusión principal está en reconocer que el Programa estudiado desarrollo en el país las bases para una transformación de los conceptos y métodos para la formación de lectores y que, al no haber considerado la formación ciudadana entre sus objetivos iniciales, no tuvo una articulación directa con una prospectiva definida en torno a la educación para la ciudadanía, aunque sí, de forma indirecta, al proponer el uso y apropiación del lenguaje para la comprensión del mundo y la resolución de situaciones en la vida personal y comunitaria.
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/21709
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