Please use this identifier to cite or link to this item: https://app.uff.br/riuff/handle/1/21710
Title: O uso da inteligência artificial na hotelaria
Authors: Souza, Eduardo Kenji Kioki
metadata.dc.contributor.advisor: Moraes, Cláudia Corrêa de Almeida
metadata.dc.contributor.members: Soares, Carlos Alberto Lidizia
Spolon, Ana Paula Garcia
Issue Date: 2020
Publisher: Universidade Federal Fluminense
Abstract: Nesta última década, a Inteligência Artificial (IA) tem se incorporado ao setor hoteleiro. Como tecnologia, ela pode auxiliar os estabelecimentos hoteleiros em muitas atividades, trazendo economia de tempo e de recursos, maior intercomunicação, automação de serviços, além de poder ter acesso à muitas informações em tempo real. Mas também pode ter desvantagens em sua aplicação. O seu uso na hotelaria brasileira é recente e pouco se sabe sobre sua dimensão, seus benefícios e suas dificuldades. Com a finalidade em conhecer melhor sobre a temática, a presente pesquisa destina-se a desvelar como está o uso da IA na hotelaria brasileira quanto a sua aplicação, vantagens e desvantagens. Para tanto, utilizou-se uma pesquisa quantitativa e exploratória, escolheu-se o método survey com aplicação de uma amostra não probabilística por conveniência e por bola de neve por meio de formulários eletrônicos em redes sociais, nos quais foi possível obter informações que vão desde o perfil profissional dos respondentes, até a caracterização do empreendimento, cotidiano no trabalho e posicionamento em relação a IA. Como resultado, a pesquisa apontou que os meios de hospedagem quase não estão utilizando a IA no Brasil, embora muitos sejam favoráveis ao seu uso.
metadata.dc.description.abstractother: In the last decade, Artificial Intelligence (AI) has been in incorporated into the hotel sector. As a technology, it can help the hotel establishments in many activities, saving time and resources, better intercommunication, service automation, besides being able to access a lot of information in real time. But it can also have disadvantages in its application. Its use in the is still recent in the brazilian hospitality, there is not enough data about its dimension, benefits, and disadvantages. Therefore, this research aims to reveal how is the use of AI in the brazilian hospitality industry, about its application, advantages and disadvantages. For this purpose, a qualitative and exploratory research was developed, using the Survey method applying a non-probabilistic sample for convenience and by snowball applied through electronic forms on social networks, being possible to obtain information ranging from the professional profile of the respondents, to the characterization of the enterprise, the routine and positioning about AI. As a result, the research pointed out that the hospitality industry in Brazil is hardly using AI, although many are favorable to its use.
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/21710
Appears in Collections:GTH - Trabalhos de Conclusão de Curso - Niterói

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC Eduardo.pdf621.35 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons