BEM-ESTAR EM TEMPOS DE PANDEMIA: O PAPEL DAS MEMÓRIAS DE VIAGEM
Bem-estar subjetivo
Turismo de bem-estar
Pandemia da COVID-19
Covid-19
Viagem
Memória
Turismo
Bem-estar social
Travel memories
Subjective well-being
Wellness tourism
COVID-19 pandemic
Oliva, Giulia Andrade | Posted on:
2020
Abstract
As viagens envolvem um conjunto de experiências que podem impactar no psicológico dos turistas, sendo uma fonte para obter níveis positivos de bem-estar subjetivo. A pandemia da COVID-19 impactou negativamente o cotidiano e o psicológico dos indivíduos, e consequentemente seu bem-estar subjetivo. Além disso, os setores do turismo e da hotelaria também foram afetados, em decorrência das restrições de deslocamento de pessoas. Desse modo, propõe-se utilizar das memórias de viagem para promover os níveis de bem-estar das pessoas. Para isso, emprega-se o uso de exercícios simples para realizar essa ação. Além disso, analisa-se os frutos que o estudo dessa intervenção pode conceber aos serviços de turismo e hotelaria. Através de uma pesquisa-ação com abordagem qualitativa, o “Programa 4 semanas de viagem” foi elaborado aplicando treze exercícios divididos em três fases: memórias de viagem, remetendo a passeios passados; cotidiano, explorando o momento atual e o presente de uma viagem; e por fim, sonhos de viagem. Como forma de mensuração, a cada final das tarefas os participantes deveriam responder se aquele exercício melhorou ou piorou o seu bem-estar usando uma escala Likert e comentários opcionais. Os resultados indicaram que o programa promoveu o bem-estar subjetivo das pessoas obtendo todas médias das atividades positivas. Os promotores de bem-estar subjetivo durante as viagens foram observados na análise dos dados, sendo destacados pelos indivíduos como fatores que além de causarem o aumento do bem-estar subjetivo no presente, as memórias desses elementos também sugerem o desejo de retorno ao momento. Concluiu-se que as viagens podem elevar o bem-estar pelas memórias utilizando exercícios para designar um gatilho mental a esses momentos. Essa é uma descoberta importante para o turismo e a hotelaria, uma vez que apresenta que a preservação dos promotores de bem-estar pode sugerir o retorno dos clientes. A investigação permitiu o aumento dos níveis de bem-estar dos seus participantes e, ainda, ofereceu frutos para a gestão dos serviços turísticos
[Texto sem Formatação]
[Texto sem Formatação]
Document type
Trabalho de conclusão de cursoPublisher
Universidade Federal Fluminense
Subject(s)
Memórias de viagemBem-estar subjetivo
Turismo de bem-estar
Pandemia da COVID-19
Covid-19
Viagem
Memória
Turismo
Bem-estar social
Travel memories
Subjective well-being
Wellness tourism
COVID-19 pandemic
License Term
CC-BY-SAThe following license files are associated with this item: