Please use this identifier to cite or link to this item: https://app.uff.br/riuff/handle/1/21729
Title: Tendências para a tecnologia a serviço da hotelaria
Authors: Santiago, Maria Beatriz Quitério
metadata.dc.contributor.advisor: Moraes, Cláudia Corrêa de Almeida
metadata.dc.contributor.members: Soares, Carlos Alberto Lidizia
Rosa, Lélio Galdino
Issue Date: 2020
Abstract: A Tecnologia da Informação possui inúmeras possibilidades de viabilização de sua adoção nos meios de hospedagem. Esta tecnologia se atualiza constantemente e os gestores precisam ter acesso às tendências destas tecnologias para aplicá-las em seus negócios. A internet é o meio de comunicação mais acessível na atualidade e as muitas tendências nela são apresentadas. Diante desta evidência, este artigo trata-se de analisar o teor dos conteúdos sobre tendências de TI para o setor hoteleiro divulgados nos canais de comunicação por meio da internet durante o período de janeiro de 2019 a outubro de 2020. A pesquisa utilizada foi de caráter exploratório e quantitativo, além de seu tipo observacional. A coleta dos dados estabeleceu-se dentro do ambiente da internet, mais precisamente no buscador do Google. Depois os dados dos registros de informações sobre tendências tecnológicas para a hotelaria foram tratados e analisados. A análise apontou que os sites das empresas de software são os canais que mais publicam as tendências para o setor hoteleiro, e os mais presentes no período de janeiro de 2019 a outubro de 2020 foram a Inteligência Artificial seguida por Apartamentos High Tech, Dispositivos Móveis e Ambientação, entretanto, Tecnologia do Reconhecimento e Coleta e Análise de Dados estiveram menos presentes.
metadata.dc.description.abstractother: Information Technology has numerous possibilities for making it possible to adopt in the means of accommodation/ hospitality. This technology is constantly updated and managers need to have access to the trends of these technologies in order to apply them in their businesses. The internet is the most accessible means of communication today and many trends in it are presented. In view of this evidence, this article is about analyzing the content of the contents on IT trends for the hotel sector published in the communication channels through the internet during the period from January 2019 to October 2020. The research used was of a character exploratory and quantitative, in addition to its observational type. Data collection was established within the internet environment, more precisely in the Google search engine. Then the data from the information registers on technological trends for the hotel industry were processed and analyzed. The analysis showed that the websites of software companies are the channels that most publish trends for the hotel sector, and the most present in the period from January 2019 to October 2020 were Artificial Intelligence followed by High Tech Apartments, Mobile Devices and Ambiance however, Recognition Technology and Data Collection and Analysis were less present.
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/21729
Appears in Collections:GTH - Trabalhos de Conclusão de Curso - Niterói

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC - MªBEATRIZ QUITÉRIO SANTIAGO 2020.pdf699.59 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons