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Title: Um útero todo seu: reprodução, biopolítica e o controle do corpo feminino em O Conto da Aia, The children of men e suas adaptações
Authors: Pereira, Alice de Araujo Nascimento
metadata.dc.contributor.advisor: Cardoso, André Cabral de Almeida
metadata.dc.contributor.members: Figueiredo, Eurídice
Torres, Sonia
Harris, Leila Assumpção
Marques, Eduardo Marks de
Issue Date: 2021
Citation: Pereira, Alice de Araujo Nascimento. Um útero todo seu: reprodução, biopolítica e o controle do corpo feminino em O Conto da Aia, The children of men e suas adaptações. 2021. 243f. Tese (Doutorado em Estudos de Literatura)- Universidade Federal Fluminense, Niterói (RJ), 2021.
Abstract: As narrativas distópicas retratam sociedades futuras onde predomina o autoritarismo, delineando contextos sombrios e decadentes. Segundo Keith Booker, as distopias revelam males sociais através de choques de reconhecimento causados pela sua transposição para outro contexto, possibilitando novas perspectivas sobre conflitos políticos, que poderiam de outro modo ser ignoradas, naturalizadas ou dadas como inevitáveis (1994a). Iremos analisar as distopias pela perspectiva dos estudos de gênero, focando na questão da sujeição do corpo feminino, reprodução e maternidade em contextos de infertilidade generalizada, que resulta em grandes crises demográficas, culturais e políticas. Nossas fontes primárias serão os romances O conto da aia (1985) de Margaret Atwood, The Children of Men (1993) de P.D. James e suas respectivas adaptações, a primeira, como seriado e a segunda, como filme. As quatro obras utilizam o tropo da infertilidade com objetivos e implicações diferentes, permitindo-nos levantar questões acerca da religião, modernidade, sexualidade, gestação e maternidade, a partir de uma leitura calcada nos conceitos de biopolítica e de reprodução social. Pretendemos discutir também como as adaptações lidam com esses assuntos, já que são fruto de circunstâncias históricas diferentes das obras literárias que as inspiraram. Almejamos discutir e analisar as representações que tais obras tecem acerca do controle do corpo da mulher e seu potencial reprodutor através da crítica literária, dialogando com os estudos de gênero, teoria feminista, ciências sócias, filosofia e outros campos do saber
metadata.dc.description.abstractother: Dystopian narratives portray societies where authoritarianism predominates, underpinning bleak and decadent contexts. According to Keith Booker, dystopias reveal social maladies through the shock of recognion caused by their transposition to another context, providing new perspectives on problematic social issues, which could otherwise be ignored, naturalized or taken as inevitable (1994a). We will analyze dystopias from the perspective of gender studies, focusing on the issue of the subjection of women’s bodies reproduction and motherhood in the contexts of generalized infertility, which results in great demographic, cultural and political crisis. Our primary sources are Margaret Atwood’s The Handmaid’s Tale (1985), P.D. James’s The Children of Men (1993), and their respective adaptations, the first as a series and the second as a film. These four works make use of the trope of infertility with different objectives and implications, allowing us to dwell on matters concerning religion, modernity, sexuality, pregnancy and motherhood, through a reading based on the concepts of biopolitics and social reproduction. We also intend to discuss how the adaptations deal with these issues, since they are the result of different historical circunstances in relation to the literary works that inspired them. We aim to analyze the representations that such works weave around the control of the women’s bodies and their reproductive potential, through literary criticism and in dialogue with gender studies, feminist theory, philosophy, social sciences and other fields of knowledge
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/21732
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