CAMINHOS PARA PREVENÇÃO E COMBATE AO ASSÉDIO NA HOTELARIA
Limites
Assédio
Recepção
Hotelaria
Relações humanas
Assédio moral
Assédio sexual
Attendance
Limits
Harassment
Front-office
Andrade, Lívia Cunha | Posted on:
2020
Abstract
No setor hoteleiro existe um encontro de pessoas que possuem história e personalidades diferentes, todos esses encontros estão passíveis de serem bons ou desconfortáveis. Pensando nisso, este trabalho busca entender quais são caminhos para a prevenção e combate ao assédio na hotelaria, discutindo sobre assuntos como assédio moral e sexual no trabalho, o serviço hoteleiro, as atividades no setor de recepção e governança, o atendimento hoteleiro, a ética no turismo e a cultura organizacional. Os objetivos específicos consistem em: indicar limites para um bom atendimento; problematizar o assédio moral e sexual no atendimento em recepção e governança hoteleira e identificar pontos críticos que podem ser revistos para evitar assédio. A metodologia adotada consistiu em uma pesquisa exploratória e aplicada fazendo uso de referenciais teóricos e as percepções dos sentimentos e expectativas dos funcionários do ramo hoteleiro que foram coletadas por meio de entrevistas semiestruturadas, que foram direcionadas aos funcionários de um hotel de luxo na cidade do Rio de Janeiro. Pudemos concluir com esse trabalho que encontramos alguns dos limites para um bom atendimento, ou seja, que o trabalhador não deve fazer coisas que os façam sentir inferiores nem nada de cunho sexual, já que ambos poderiam implicar em assédio moral ou sexual. Para evitar o assédio, sugerimos medidas como treinamento específico para os funcionários se defenderem de possíveis situações de assédio, melhora da comunicação interna na organização, fortalecimento de uma cultura organizacional que proteja o trabalhador, incluindo rituais específicos, criação de sanções para hóspedes reincidentes na agressão e um programa educacional para hóspedes e incluir procedimentos operacionais padrão de segurança para os trabalhadores
[Texto sem Formatação]
[Texto sem Formatação]
Document type
Trabalho de conclusão de cursoPublisher
Universidade Federal Fluminense
Subject(s)
AtendimentoLimites
Assédio
Recepção
Hotelaria
Relações humanas
Assédio moral
Assédio sexual
Attendance
Limits
Harassment
Front-office
License Term
CC-BY-SAThe following license files are associated with this item: