Please use this identifier to cite or link to this item: https://app.uff.br/riuff/handle/1/21740
Title: Panorama da segurança hoteleira para clientes VIP no Rio de Janeiro
Authors: Silva, Michaella Brito da
metadata.dc.contributor.advisor: Rosa, Lélio Galdino
metadata.dc.contributor.advisorco: Passos, Fábio Vinicius de Araujo
Issue Date: 2020
Publisher: Universidade Federal Fluminense
Abstract: O presente trabalho trata-se da temática relacionada a segurança de hóspedes denominados very important people – VIP (pessoas muito importantes). Quanto esta segurança, deseja-se conhecer a maneira como ocorre o tratamento e a hospedagem desse público específico durante suas estadas no Rio de Janeiro e os métodos utilizados com a finalidade de garantir a segurança do cliente e sua equipe. O estudo objetivou gerar uma discussão acerca da segurança e logística dos meios hoteleiros do Rio de Janeiro - RJ para receber tal público, as mudanças feitas, percepção dos funcionários a respeito e dificuldades para que haja a excelência no tratamento desses clientes. A pesquisa deu-se metodologicamente pelo levantamento bibliográfico documental além de uma coleta de dados qualitativos, incluindo a aplicação de entrevistas semiestruturadas com funcionários de hotéis do Rio de Janeiro, com o intuito de diagnosticar a possível influência de celebridades na rotina desses estabelecimentos além de avaliar as mudanças internas causadas. Com base nestes procedimentos, contextualiza-se conceitualmente sobre hotelaria, segurança e cliente VIP, os quais foram fundamentais a fim de uma reflexão mais abrangente da problemática da pesquisa. Os resultados obtidos apontam que a vinda de pessoas famosas a hotéis da região têm um alto potencial atrativo, no entanto, ainda não foi encontrado um método específico para que haja excelência no atendimento. As limitações do estudo residem na impossibilidade de expor dados sigilosos a respeito dos hotéis, dessa forma dificultando a pesquisa mais aprofundada além da impossibilidade de pesquisas presenciais devido ao Covid 19. As entrevistas possibilitaram notar, quais são os impactos dos clientes VIPs na rotina de um hotel e as mudanças causadas por tais personalidades. Conclui-se que o tema pode ser melhor abordado durante a formação acadêmica dos profissionais da área, entretanto, ainda sim todos entrevistados sabem da importância da clientela exclusiva para a reputação do estabelecimento.
metadata.dc.description.abstractother: The present assignment deals with the theme related to the security of guests called VIP (very important people). As to this security, it is desirable to learn the ways that the treatment and accommodation of this specific public occurs during their stays in Rio de Janeiro and the methods applied in order to guarantee the security of the client and their team. This research's objective is to foment a discussion about the security and logistics of hotel industries of Rio de Janeiro - RJ on how to welcome such an audience, the changes made, the perception of employees about it and difficulties so that there is excellence in the treatment of these customers. The research was carried out methodologically through documentary bibliographic survey in addition to a collection of qualitative data, including a semi-structured classification application with employees of hotels in Rio de Janeiro, in order to diagnose the possible influence of celebrities in the routine of these establishments in addition to assessing the internal changes caused. Based on these procedures, it is conceptually contextualized on hospitality, security and VIP client, which were fundamental in order to have a more in-depth reflection of this problematic research. The results obtained show that the arrival of famous people to hotels in the region has a high attractive potential, however, a specific method to accomplish an excellent service still hasn't been found. The study's limitations lie in the impossibility of exposing confidential data about the hotels, thus making it more difficult to carry out a more in-depth search, in addition to the impossibility of face-to-face surveys due to Covid 19. The surveys made it possible to notice the impacts of VIP customers on the routine of hotel and the changes caused by such characters. It is concluded that the topic can be better approached during the academic training of professionals in the area, however, still all interviewees know the importance of exclusive clientele for a reputation of the establishment.
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/21740
Appears in Collections:GTH - Trabalhos de Conclusão de Curso - Niterói



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons