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Title: O ensino de funções orgânicas a partir da análise de estruturas de princípios ativos encontrados em plantas medicinais: uma abordagem científica com a inclusão social da terceira idade e o seu respectivo conhecimento popular sobre a fitoterapia
Other Titles: The teaching of organic functions from the analysis of structures of active principles found in medicinal plants: a scientific approach with the social inclusion of the elderly and their respective popular knowledge about phytotherapy
Authors: Machado, Mara de Moura
metadata.dc.contributor.advisor: Rufino, Alessandra Rodrigues
metadata.dc.contributor.members: Porto, Paulo Roberto de Araújo
Martins, Renata Luz
Issue Date: 2021
Citation: MACHADO, Mara de Moura. O ensino de funções orgânicas a partir da análise de estruturas de princípios ativos encontrados em plantas medicinais: uma abordagem científica com a inclusão social da terceira idade e o seu respectivo conhecimento popular sobre a fitoterapia. 2021. 215 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional)- Instituto de Ciências Exatas, Universidade Federal Fluminense, Volta Redonda, 2021.
Abstract: A química é vista pelos alunos como uma disciplina de difícil compreensão. Muitos fatores contribuem para essa visão, uma vez que o mesmo frequentemente é ofertado por meio de memorizações e do ensino mecanizado, sem levar em consideração o cotidiano do aluno. É preciso desmistificar o ensino de química e encontrar possibilidades de superação. Uma das formas é contextualizar o ensino e encontrar métodos que facilitem essa aprendizagem. O presente trabalho foi baseado nas teorias de Vygotsky e Paulo Freire, fazendo um link do uso de chás, pelos idosos que fazem parte do cotidiano do aluno, com os princípios ativos das plantas medicinais, utilizado como tema gerador para tornar o conteúdo de funções orgânicas mais atrativo e significativo. Ao mesmo tempo, promove a interação dos jovens com os idosos e a possibilidade de incluir o conhecimento científico, vez que, em times, foi pesquisado os princípios ativos, suas ações terapêuticas e toxicidade, comprovando a importância do conhecimento popular que vem se perdendo a cada geração. Essa pesquisa foi desenvolvida com duas turmas do terceiro ano do ensino médio, em uma escola estadual na cidade de Barra Mansa -RJ. Outras duas turmas, em que o produto não foi aplicado, foram utilizadas para comparar os resultados. A presença pedagógica foi muito valiosa contribuindo para uma pesquisa em sites confiáveis e artigos científicos, vez que durante as aulas no laboratório de informática da escola, havia a interação entre professor-aluno e uma participação mais ativa. Durante as pesquisas foram desenvolvidos cartazes e panfletos, com informações das plantas medicinais e seus princípios ativos, utilizados como recurso didático em sala de aula e na interação durante a apresentação dos produtos na Feira de Ciências da escola, que foi aberta à comunidade. A avaliação comprova que o conteúdo de funções orgânicas foi compreendido pelos alunos, bem como, a avaliação processual que ocorreu durante todo o processo. Esse produto está disponível para os professores de Química e áreas afins, podendo fazer adaptações ou não, de acordo com a necessidade da escola.
metadata.dc.description.abstractother: Chemistry is seen by students as a discipline that is difficult to understand. Many factors contribute to this view, since it is often offered through memorization and mechanized teaching, without taking into account the student's daily life. It is necessary to demystify the teaching of chemistry and find possibilities for overcoming it. One way is to contextualize teaching and find methods that facilitate this learning. The present work was based on the theories of Vygotsky and Paulo Freire, linking the use of teas by the elderly who are part of the student's daily life, with the active principles of medicinal plants, used as a generator theme to make the content of organic functions more attractive and meaningful. At the same time, it promotes the interaction of young people with the elderly and the possibility of including scientific knowledge, since, in teams, active ingredients, their therapeutic actions and toxicity were researched, proving the importance of popular knowledge that has been lost to each generation. This research was developed with two classes of the third year of high school, in a state school in the city of Barra Mansa -RJ. Two other classes, in which the product was not applied, were used to compare the results. The pedagogical presence was very valuable, contributing to research on reliable websites and scientific articles, since during the classes in the school's computer lab, there was the interaction between teacher and student and a more active participation. During the research, posters and pamphlets were developed, with information on medicinal plants and their active principles, used as a teaching resource in the classroom and in interaction during the presentation of products at the school's Science Fair, which was open to the community. The evaluation proves that the content of organic functions was understood by the students, as well as the procedural evaluation that occurred throughout the process. This product is available for Chemistry teachers and related areas, and they can make adaptations or not, according to the needs of the school.
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/21756
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