Please use this identifier to cite or link to this item: https://app.uff.br/riuff/handle/1/21810
Title: Sistemática para análise de performance organizacional em empresa do varejo alimentício
Authors: Pereira, Laryssa Cristina Santana Dias
metadata.dc.contributor.advisor: Lima, Gilson Brito Alves
metadata.dc.contributor.advisorco: Duim, Fernanda Abizethe de Carvalho
metadata.dc.contributor.members: Quelhas, Osvaldo Luiz Gonçalves
Paz, Tainá da Silva Rocha
Issue Date: 2021
Citation: PEREIRA, Laryssa Cristina Santana Dias. Sistemática para análise de performance organizacional em empresa do varejo alimentício. 2021. 60f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2021.
Abstract: O segmento varejista vem assumindo uma importância cada vez maior no cenário econômico brasileiro à medida que se percebe o aumento do número de empresas varejistas no mercado. Na busca pela diferenciação no mercado, o grande desafio torna-se a conquista da eficiência no negócio escolhido e a definição de estratégias consistentes. Nesse sentido, esse trabalho objetiva um estudo do modelo vigente de avaliação de desempenho de lojas físicas de uma empresa varejista do setor alimentício, de forma a verificar se o modelo de negócio está direcionando a empresa a uma gestão estratégica competitiva que favoreça sua expansão no setor. No aspecto metodológico, o estudo adota uma abordagem exploratória, a partir de uma breve revisão da literatura, seguida de uma pesquisa de campo para levantamentos dos critérios de decisão e respectivos KPIs de interesse ao estudo. Os dados obtidos são tratados com apoio da técnica de grupo focal, para atribuição de pesos aos critérios, com apoio do método AHP, e modelados utilizando uma ferramenta de análise de similaridades por solução ideal (TOPSIS). Como resultado, a partir das análises desenvolvidas, obteve-se uma sistemática de avaliação de desempenho que gere potenciais incrementosnos aspectos de eficiência e lucratividade do negócio.
metadata.dc.description.abstractother: The retail segment is assuming an increasing importance in the Brazilian economic scenario as the number of retail companies in the market increases. Pursuing differentiation and competitive advantages in the market, the big challenge becomes achieving an efficiency in the selected business and building consistent strategies. Thereby, this study aims the study of the current performance assessment model for physical stores in a food retail company, in order to verify if the business model is directing the company to a competitive strategic management in favor of its expansion in the sector. Regarding the methodological aspect, the study adopts an exploratory approach, from a brief literature review, followed by a field research to survey the decision criterias and respective KPIs of study’s interest. The data obtained are treated with the support of focus group technique, for assigning weights to the criteria (supported by the AHP method) and modeled using a similarity analysis tool for an ideal solution (TOPSIS). As a result, from the developed analysis, a performance assessment model was obtained, which generates potential increases in the business efficiency and profitability aspects
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/21810
Appears in Collections:TEP - Trabalhos de Conclusão de Curso - Niterói

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
a. Projeto Final - Laryssa Dias Pereira.pdf1.95 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons