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Title: O uso de modelos pedagógicos no ensino de Física Moderna e Contemporânea
Authors: Pais, Yago Oliveira
metadata.dc.contributor.advisor: Almeida, Lucia da Cruz de
metadata.dc.contributor.members: Almeida, Lucia da Cruz de
Barrelo Junior, Nelson
Mendes, Raissa Fernandes Pessoa
Issue Date: 2021
Publisher: Universidade Federal Fluminense
Citation: Pais, Yago Oliveira. O uso de modelos pedagógicos no ensino de Física Moderna e Contemporânea. 2021. 63f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Instituto de Física, Universidade Federal Fluminense, 2021.
Abstract: A inserção de objetos de conhecimento relativos à Física Moderna e Contemporânea no Ensino Médio tem sido recomendada, tanto em documentos oficiais do governo brasileiro quanto por pesquisadores na área de Ensino de Física. Todavia, para que esta inserção não fique restrita a uma exposição conteudista, faz-se necessária uma reflexão sobre as possibilidades do oferecimento de elementos visuais a fenômenos que não possuem essa característica. Sendo assim, neste trabalho, buscou-se avaliar a viabilidade da inserção de modelos pedagógicos no ensino de Física Moderna e Contemporânea com o intuito de apresentar alternativas acessíveis e de baixo custo em contraposição ao uso de equipamentos sofisticados e também despertar a curiosidade dos alunos, incentivando-os à participação efetiva nos processos de ensino e de aprendizagem. Para tanto, foi realizada uma revisão bibliográfica sobre o uso de modelos pedagógicos, incluindo os cuidados que devem ser levados em consideração nas práticas educativas para evitar prejuízos à aprendizagem, ou seja, criação de concepções alternativas ou confusões por parte dos estudantes. A possibilidade da exploração de modelos pedagógicos como recurso didático no ensino de Física Moderna e Contemporânea foi demonstrada por meio da apresentação de uma proposta de sequência de ensino sobre Gravitação de Einstein que recorre a um arranjo confeccionado com materiais simples e de baixo custo como modelo pedagógico para o estudo da deformação do espaço. A sequência de ensino é enriquecida com a proposição de como desenvolvê-la com os estudantes, incluindo a apresentação de outros recursos didáticos e orientação ao professor sobre os procedimentos para a confecção do modelo pedagógico. Cabe esclarecer que resultados decorrentes da aplicação da sequência de ensino junto a estudantes do Ensino Médio foi inviabilizada pelo longo período de suspensão das aulas presenciais devido à pandemia COVID-19.
metadata.dc.description.abstractother: The insertion of knowledge objects in relation to Modern and Contemporary Physics in High School has been recommended, by both the official documents from the brazilian government and by the researchers in the field of Physics Education. Though, for this insertion not to be restricted to an exposition of content, it is necessary that it is reflected upon the possibilities of offering visual elements to phenomena that do not have this characteristic. Therefore, in this work, it was sought to evaluate the feasibility of inserting models in the teaching of Modern and Contemporary Physics with the intent of presenting accessible alternatives and of low cost as opposed to the use of sophisticated equipments and also to arouse curiosity in the students, so that their participation in the processes of teaching and learning is encouraged. Therefore, a bibliographic revision about the use of models was made, including the steps that need to be taken into consideration in the educational practices to avoid impairment to the learning process, that is, the creation of alternative conceptions or confusions by the students. The possibility of exploring models as a didactic resource in the teaching of Modern and Contemporary Physics is demonstrated through the presentation of a teaching sequence proposal about Einstein’s Gravity that resorts to an apparatus confectioned with simple and low-cost materials as a model for the study of space deformation. The teaching sequence is enriched with the proposition on how to develop it with the students, including the presentation of other didactic resources and orientation to the teacher about the proceedings to confect the model. It is important to clarify that results arising from the application of the teaching sequence to High School students was made unfeasible because of the long period of suspension of face-to-face classes due to the COVID-19 pandemic.
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/21811
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