COMO AS INSTITUIÇÕES PRIVADAS DE ENSINO SE APRESENTAM PARA O PÚBLICO: UMA ANÁLISE DE DISCURSO ATRAVÉS DE WEBSITES ESCOLARES
Ensino privado
Sociedade
Website escolar
Educação
Papel social
Ensino privado
Site da Web
Function of education
Private education
Society
School website
Moreira, Camila Brito | Posted on:
2019
Abstract
Apresenta a análise do discurso de quatorze sites escolares de instituições da rede de ensino privada localizadas na cidade de Niterói, região metropolitana do Rio de Janeiro. Objetiva apresentar as diferentes concepções a respeito de qual deve ser o papel da escola na sociedade segundo as teorias de Durkheim, Schultz e Freire, que diferem entre si.Apresenta a partir de seis categorias analíticas, os slogans, as propostas político pedagógicas, as missões e valores institucionais, as imagens divulgadas,as ênfases dadas em suas propagandas e as atividades extracurriculares ofertadas pelas diferentes escolas presentes na pesquisa. Ressalta a importância da educação na sociedade para a continuidade da mesma, como as demais escolas estão se apresentando para alcançar este objetivoe o que elas enxergam como sendo essencial para a formação dos indivíduos. Considera no final as reais intenções das instituições em relação à oferta do ensino, como tendo como objetivo a formação dos indivíduos e em alguns casos, também o lucro e a mercantilização da educação
[Texto sem Formatação]
[Texto sem Formatação]
Document type
Trabalho de conclusão de cursoPublisher
Universidade Federal Fluminense
Source
MOREIRA, Camila Brito. Como as instituições privadas de ensino se apresentam para o público: uma análise de discurso através de websites escolares. 2019. 53f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais)-Instituto de Ciências Humanas e Filosofia, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2019.Subject(s)
Papel da educaçãoEnsino privado
Sociedade
Website escolar
Educação
Papel social
Ensino privado
Site da Web
Function of education
Private education
Society
School website
License Term
CC-BY-SAThe following license files are associated with this item: