REFLEXÕES SOBRE A ESCOLA NOTURNA DE ENSINO MÉDIO: TEMPOS, ESPAÇOS E INTERAÇÕES SOCIAIS
Escola noturna
Relação escola-trabalho
Ensino médio
Escola noturna
Programa de Educação para Jovens e Adultos - EJA
Night high school
Night school
School-work relation
Brancaglion, Matheus de Oliveira | Posted on:
2019
Abstract
Esta pesquisa qualitativa se debruça sobre a escola noturna de ensino médio, tendo como ponto de partida a experiência como residente em uma escola de São Gonçalo-RJ durante o ano de 2019. Tentando compreender o espaço-tempo escolar daquele turno, marcado principalmente pela aceleração, as observações foram complementadas com a coleta de dados de discursos, muitos informalmente apreendidos, de diversos agentes escolares, como professores, diretores, alunos e funcionários, bem como através da aplicação de questionários em duas turmas. Foram analisadas também, médias de avaliações, que apresentou um padrão decrescente em relação aos turnos da manhã e da tarde, assim como a carga horária de aulas. Destacam-se como resultados a compreensão, tanto de especificidades do turno noturno, como a centralidade no trabalho, quanto a identificação de pontos comuns com a escola de ensino médio, como uma falta de sentido que coexiste com a persistência de uma esperança no futuro por parte desses jovens. Percebeu-se a existência de uma desigualdade também no interior da própria escola noturna, com expectativas diferenciadas entre a EJA e o ensino regular, sendo a EJA, em geral, menos qualificada nos discursos analisados. A bibliografia de apoio ressoa os pontos encontrados in locus, bem como a análise histórica permite identificar permanências, desde o Império, da concepção do turno noturno como destinado ao aluno trabalhador. No presente, o turno sofre com o desmonte de turmas bem como com as críticas, tanto de movimentos educacionais com a participação empresarial como de gestores públicos que o denominam como “exceção”
[Texto sem Formatação]
[Texto sem Formatação]
Document type
Trabalho de conclusão de cursoPublisher
Universidade Federal Fluminense
Source
BRANCAGLION, Matheus de Oliveira. Reflexões sobre a escola noturna de ensino médio: tempos, espaços e interações sociais. 2019. 74f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais)-Instituto de Ciências Humanas e Filosofia, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2019.Subject(s)
Ensino médio noturnoEscola noturna
Relação escola-trabalho
Ensino médio
Escola noturna
Programa de Educação para Jovens e Adultos - EJA
Night high school
Night school
School-work relation
License Term
CC-BY-SAThe following license files are associated with this item: