A RELAÇÃO ENTRE A PRÁTICA E A SAÚDE MENTAL DO DOCENTE DO ENSINO FUNDAMENTAL
Saúde mental
Saúde do trabalhador
Saúde mental
Docentes
Saúde do trabalhador
Teacher
Mental health
Worker's health
Lourenço, Vanessa Ramos | Posted on:
2021
Abstract
Os transtornos mentais são uma das causas crescentes de sofrimento humano no mundo contemporâneo. As situações que surgem na relação do trabalhador com a organização do trabalho, como competição, cobranças excessivas, remuneração e sobrecarga de tarefas, podem causar impactos na sua saúde mental. Neste contexto, estão os trabalhadores docentes de todos os níveis de ensino. Atualmente nota-se o aumento do número de absenteísmo dos docentes tendo como causas: estresse, depressão e transtornos de ansiedade. Neste sentido, observa-se que os docentes sofrem diversas exigências que podem influenciar em sua prática profissional, graças aos impactos da profissão que afetam diretamente sua saúde mental. Este estudo tem como objeto de pesquisa a saúde mental dos docentes do ensino fundamental na rede municipal de educação de Niterói. Partiu-se do questionamento: Quais os fatores do cotidiano escolar que influenciam na saúde mental dos docentes do ensino fundamental da rede municipal de Niterói? Assim, o objetivo geral do estudo é compreender as influências da prática docente nos anos iniciais do ensino fundamental da rede do município de Niterói na Saúde Mental deste profissional, tendo como objetivos específicos: analisar a percepção dos docentes sobre as influências do trabalho no ensino fundamental dos anos iniciais das escolas municipais de Niterói na sua saúde mental; e propôr uma cartilha educacional para o cuidado com a saúde mental dos docentes dos anos iniciais do ensino fundamental da rede municipal de Niterói. Trata-se de um estudo descritivo-exploratório, qualitativo, do tipo estudo caso, cujo referencial teórico foi apoiado na Psicodinâmica do Trabalho de Dejours (2011). O cenário da pesquisa foram quatro escolas da 7ª Região, da rede municipal de Niterói, que oferecem os anos iniciais do ensino fundamental. A técnica de coleta de dados foi uma
entrevista semi-estruturada, onde utilizou-se a questão aberta: quais situações na sua prática profissional podem afetar sua saúde mental? Foram entrevistados 24 docentes. Os dados foram analisados com base na análise de conteúdo de Bardin (2011). Dos resultados foram apuradas três categorias de análise: Desafios do Trabalho Docente na Escola Municipal, com duas subcategorias: Organização do trabalho docente e a rotina escolar, e Limitações da prática profissional frente à falta de apoio da família e da história do aluno; Vivências de sofrimento do trabalhador docente; A Mulher Docente e a Sobrecarga de Funções Femininas: uma questão de gênero. Observou-se que as principais questões da prática profissional na escola que influenciam na saúde mental docente referem-se a organização do trabalho e as características da profissão nos anos iniciais do ensino fundamental, como sobrecarga de trabalho e os desgastes do ambiente escolar. Identificou-se também, que as vivências familiares e a falta de participação dos responsáveis na formação escolar e na educação integral dos alunos refletem-se na dinâmica dentro da escola e no desenvolvimento da aprendizagem dos discentes, contribuindo para a frustração do trabalho docente, afetando a sua saúde mental
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Document type
DissertaçãoSource
LOURENÇO, Vanessa Ramos. A relação entre a prática e a saúde mental do docente do ensino fundamental. 2021. 115 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Ciências do Cuidado em Saúde)- Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2021.Subject(s)
DocenteSaúde mental
Saúde do trabalhador
Saúde mental
Docentes
Saúde do trabalhador
Teacher
Mental health
Worker's health
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