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AS IDEIAS LINGUÍSTICAS EM QUAT... (962.9Kb)

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AS IDEIAS LINGUÍSTICAS EM QUATRO GRAMÁTICAS DA GERAÇÃO NGB
Pinto, Deise Luci | Posted on: 2020
Abstract
Objetiva-se, neste trabalho, observar o papel desempenhado pelo texto oficial da Nomenclatura Gramatical Brasileira (NGB) no ensino da língua portuguesa no Brasil desde sua implanta-ção, em 1959, até os dias de hoje. Para isso, foram selecionadas para compor o corpus desta pesquisa quatro gramáticas publicadas entre a quarta e a sexta décadas do século XX e que foram adaptadas ao texto oficial por decisão de seus autores, a saber, Carlos Henrique da Ro-cha Lima, Evanildo Cavalcante Bechara, Celso Ferreira da Cunha e Gladstone Chaves de Me-lo. Dessa forma, pretende-se demonstrar, sob a perspectiva da Historiografia Linguística, o que levou ao cenário de necessidade de uma simplificação e unificação dos termos gramaticais então utilizados; e de que forma os autores selecionados, representativos de sua época, cujos trabalhos foram amplamente utilizados no ensino e na pesquisa da língua portuguesa, influen-ciaram (e influenciam) a sociedade como um todo no contato com suas obras. Tem-se por obje-tivo também demonstrar que o recurso científico da metalinguagem faz parte do fazer linguís-tico e, se bem utilizado, só poderá trazer enriquecimento aos estudos da língua. A par disso, enseja-se voltar um olhar atento à pesquisa historiográfica, revelar sua metodologia, seus prin-cípios e os caminhos traçados pela Historiografia Linguística até alcançar o status científico de que goza atualmente. Sendo assim, será observado como os autores das gramáticas do corpus lidam com assuntos primordiais do ensino da gramática, como a fonética, a ortografia, a mor-fologia, a sintaxe e a estilística. Levam-se em consideração as ciências da linguagem que en-volvem o fazer linguístico e tem-se, como objetivo geral, a intenção de demonstrar que uma revisão do texto da NGB, consoante o desenvolvimento ocorrido em todas as ciências que perfazem o saber linguístico, possa ser de grande valia para o ensino da língua portuguesa no Brasil de nossos dias, a par de reconhecer a Historiografia Linguística como a abordagem cien-tífica mais eficiente para a legitimação desta pesquisa no âmbito acadêmico
[Texto sem Formatação]
Document type
Dissertação
Source
PINTO, Deise Luci. As ideias linguísticas em quatro gramáticas da geração NGB. 2020. 104 f. Dissertação (Mestrado em Estudos de Linguagem) - Instituto de Letra, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2020.
Subject(s)
Nomenclatura Gramatical Brasileira (NGB)
Historiografia linguística
Metalinguagem
Historiografia lingüística
Ensino da língua portuguesa
Brazilian Grammatical Nomenclature (NGB)
Linguistic historiography
Metalanguage
 
URI
https://app.uff.br/riuff/handle/1/21885
License Term
CC-BY-SA
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