INTERCULTURALIDADE E RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: ESTRATÉGIAS PARA UMA EDUCAÇÃO EMANCIPADORA
Educação emancipadora
Residência pedagógica
Intercultural Brasil-França
Vivências francófonas
Interculturalidade
Educação intercultural
Ensino de sociologia
Ensino médio
Interculturality
Emancipatory education
Pedagogical residence
Intercultural Brazil-France
Francophone experiences
Cury, Ramon Coutinho | Posted on:
2019
Abstract
Esta monografia tem por objetivo discutir o papel da educação intercultural no projeto de Residência Pedagógica no Intercultural Brasil-França. Parte-se do suposto que a interculturalidade é uma práxis essencial para a superação da educação como forma de manutenção da dominação da cultura hegemônica, bem como para a formação de estudantes do ensino médio. Três indagações norteiam a monografia: Que tipos de práticas interculturais são utilizadas objetivando uma educação emancipadora? De que maneira a interculturalidade pode contribuir com a formação dos alunos de Sociologia do ensino médio? Até que ponto o Programa Residência Pedagógica pode ser considerado uma ferramenta que põe em a interculturalidade em prática? Trata-se de uma pesquisa qualitativa, crítica, empregando estratégias como entrevista, questionários, observações feitas em campo e relatos de experiências. A revisão bibliográfica fundamenta-se nas análises de Bourdieu, Passeron, Candau, Pires, Mills e Taylor. Os conceitos centrais discutidos Interculturalidade, Multiculturalismo, Violência Simbólica e Imaginação Sociológica. As principais reflexões produzidas pela pesquisa são: Práticas como debates e discussões nas aulas de Sociologia, eventos de integração feitos na escola, domínio de um novo idioma e imersão em uma outra cultura são importantes na direção de uma educação emancipadora. Ademais, por meios das discussões e apresentação de conceitos das Ciências Sociais os estudantes lidam com a interculturalidade, entendendo que a diversidade é algo positivo e essencial para a vida em sociedade. Por fim, o Programa Residência Pedagógica constitui-se uma política pública que enriquece os sujeitos envolvidos nela por trazer novas visões de mundo para a escola por meio dos residentes e promover um contato importante entre Universidade e Escola Básica
[Texto sem Formatação]
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Document type
Trabalho de conclusão de cursoPublisher
Universidade Federal Fluminense
Source
CURY, Ramon Coutinho. Interculturalidade e residência pedagógica: estratégias para uma educação emancipadora. 2019. 62f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais)-Instituto de Ciências Humanas e Filosofia, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2019.Subject(s)
InterculturalidadeEducação emancipadora
Residência pedagógica
Intercultural Brasil-França
Vivências francófonas
Interculturalidade
Educação intercultural
Ensino de sociologia
Ensino médio
Interculturality
Emancipatory education
Pedagogical residence
Intercultural Brazil-France
Francophone experiences
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