SOCIOLOGIA ESCOLAR: PERCEPÇÕES DOS ESTUDANTES SOBRE SEU PAPEL NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Percepções dos estudantes
Ensino médio
Curso normal
Sociologia escolar
Ensino de sociologia
Ensino médio
Processo de ensino-aprendizagem
Sociology teaching
Students' perceptions
High School
Course normal
School sociology
Pereira, Vanessa de Mesquita | Posted on:
2019
Abstract
O presente artigo visa apresentar e problematizar as percepções dos estudantes do ensino médio acerca do papel da Sociologia Escolar em torno da indagação central: como os alunos percebem o papel da Sociologia, bem como seus principais problemas no que diz respeito ao processo de ensino-aprendizagem dos seus conteúdos? Utilizando a metodologia qualitativa, a pesquisa fundamenta-se em dados observados durante o período de estágio em 2017 e 2018, além de realiza entrevistas com os discentes do segundo e terceiro anos do curso normal de uma escola da periferia de São Gonçalo. Parte-se do suposto que as dificuldades de compreensão da disciplina se vinculam possivelmente aos métodos ineficazes adotados pelo docente. Uma alternativa de superação para essas dificuldades constatadas seria o emprego no cotidiano escolar da abordagem sociocultural, que privilegia as relações horizontais e os objetivos da Sociologia Escolar
[Texto sem Formatação]
[Texto sem Formatação]
Document type
Trabalho de conclusão de cursoPublisher
Universidade Federal Fluminense
Source
PEREIRA, Vanessa de Mesquita. Sociologia escolar: percepções dos estudantes sobre seu papel na educação básica. 2019. 21f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais)-Instituto de Ciências Humanas e Filosofia, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2019.Subject(s)
Ensino de sociologiaPercepções dos estudantes
Ensino médio
Curso normal
Sociologia escolar
Ensino de sociologia
Ensino médio
Processo de ensino-aprendizagem
Sociology teaching
Students' perceptions
High School
Course normal
School sociology
License Term
CC-BY-SAThe following license files are associated with this item: