PRÁTICA DOCENTE E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: EXPERIMENTAÇÕES AUTOETNOGRÁFICAS EM UM PRÉ-VESTIBULAR POPULAR
Identidade docente
Formação de professores
Antropologia e educação
Educação
Formação docente
Magistério
Ribeiro, Taynã Martins | Posted on:
2020
Abstract
Este artigo propõe um diálogo entre os campos da antropologia e da educação na forma de uma narrativa autoetnográfica. O texto é fruto de experiências vividas em um curso pré-vestibular popular de Niterói, Rio de Janeiro, e pretende refletir sobre um processo de construção de identidade docente a partir das experiências de trabalho do autor. Este processo ocorreu por meio intelectual, físico e emocional através do encontro com os sujeitos, artefatos e instituições que configuram um espaço formal de educação. Como se dá a relação entre a prática profissional e a construção de uma identidade docente? Como a elaboração de saberes no magistério se relaciona com a prática? Como espaços de educação originados em movimentos sociais podem contribuir para a formação de professores da escola básica? O artigo examina essas dinâmicas a partir de trechos de meu caderno de campo e de imagens produzidas durante um período de aulas remotas
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Document type
Trabalho de conclusão de cursoPublisher
Universidade Federal Fluminense
Source
RIBEIRO, Taynã Martins. Prática docente e formação de professores: experimentações autoetnográficas em um pré-vestibular popular. 2020. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais)-Instituto de Ciências Humanas e Filosofia, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2020.Subject(s)
AutoetnografiaIdentidade docente
Formação de professores
Antropologia e educação
Educação
Formação docente
Magistério
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