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Title: Proposição de Procedimentos para Gerenciamento de Obsolescência de Sistemas de Controle de Equipamentos de Cabeça de Poço na Fase Pós-venda
Authors: Barreto, Joaquim Gonçalves
metadata.dc.contributor.advisor: Barros, Carlos Frederico de Oliveira
metadata.dc.contributor.members: Barros, Carlos Frederico de Oliveira
Navarro, Leonardo Luiz Lima
Tammela, Iara
Silva, Guido Vaz
Issue Date: 2021
Citation: BARRETO, Joaquim Gonçalves. Proposição de procedimentos para gerenciamento de obsolescência de sistemas de controle de equipamentos de cabeça de poço na fase pós-venda. 2021.205 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Engenharia de Produção e Sistemas Computacionais) - Universidade Federal Fluminense, Rio das Ostras, 2021.
Abstract: O objetivo deste estudo foi a construção de um Conjunto de Procedimentos para auxiliar os fornecedores de equipamentos de cabeça de poço na elaboração dos seus Planos de Gerenciamento de Obsolescência para os seus Sistemas de Controle, que possuem ciclos de vida muito menores que o ciclo de vida dos equipamentos onde eles são instalados, considerando-se a fase pós-venda. Para tanto, foi instanciada a Recomendação de Melhores Práticas (3428B, 2015), documento de referência da Junta de Operadores (Joint Industrial Project – JIP) composta em 2011 por BP, Chevron, Total, Inpex, Shell, Equinor (antiga Statoil) e Woodside. O Conjunto de Procedimentos para auxiliar na elaboração de Planos de Gerenciamento de Obsolescência assim construído, manteve as recomendações para atendimento a todos os requisitos da Junta de Operadores (JIP). Além disso, foi complementado com algumas diretrizes para a fase de negociação do Serviço de Gerenciamento de Obsolescência e teve a Análise de Riscos enriquecida através da avaliação dos Fatores de Risco, representados por Probabilidade, Impacto Operacional e Custo de Resolução, conforme proposto por Romero Rojo, Roy e Kelly, (2012). O estudo desenvolvido para a construção do Conjunto de Procedimentos proporcionou um melhor entendimento do contexto do mercado local e de conceitos relativos à obsolescência de Sistemas de Controle na indústria de óleo e gás. Na prática, o Conjunto de Procedimentos servirá de base para Gerentes de Contratos e Gerentes de Obsolescência de fornecedores de equipamentos de cabeça de poço, que estão na fase pós-venda e forneceram equipamentos que possuem ciclo de vida longos, elaborarem as suas propostas de Serviço de Gerenciamento de Obsolescência e seus documentos principais, que são a Política de Gestão de Obsolescência e o Plano de Gerenciamento de Obsolescência. O Gerenciamento de Obsolescência tem-se tornado uma necessidade com a entrada de novos operadores no mercado local de óleo e gás em decorrência da abertura de mercado ocorrida principalmente a partir da promulgação da Lei n. 13.365, de 29 de novembro de 2016. Estes novos operadores, em sua maioria, trazem o Gerenciamento de Obsolescência como um requisito para os seus fornecedores de equipamentos.
metadata.dc.description.abstractother: The objective of this study was the construction of a Set of Procedures to assist wellhead equipment suppliers in the construction of their Obsolescence Management Plans for their Control Systems, which have life cycles much shorter than the life cycle of the equipment where they are installed on, considering the aftermarket phase. For this purpose, it was instantiated the Recommendation of Best Practices (3428B, 2015), a reference document of the Joint Industrial Project (JIP) composed in 2011 by BP, Chevron, Total, Inpex, Shell, Equinor (former Statoil) and Woodside. The Set of Procedures constructed to assist in the preparation of Obsolescence Management Plans, maintained the recommendations to meet all the requirements of the Joint Industrial Project (JIP). In addition, it was complemented with some guidelines for the negotiation phase of the Obsolescence Management Service and had the Risk Analysis enriched through the assessment of Risk Factors, represented by Probability, Operational Impact and Resolution Cost, as proposed by Romero Rojo, Roy e Kelly, (2012). The study developed for the construction of the Set of Procedures provided a better understanding of the local market context and of concepts related to the Control Systems obsolescence in the oil and gas industry. In practice, the Set of Procedures will serve as a basis for Contract Managers and Obsolescence Managers from wellhead equipment suppliers, who has supplied long life cycle equipment, to create their proposals for Obsolescence Management Service and its main documents which are the Obsolescence Policy and the Obsolescence Management Plan. The Management of Obsolescence has become a necessity with the entry of new operators in the local oil and gas market due to the market opening that occurred mainly after the approval of the Law no. 13.365, of November 29, 2016. Most of these new operators bring Obsolescence Management as a requirement for their equipment suppliers.
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/21922
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