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Title: Gerenciamento do portfólio de cobrança utilizando melhoria de processos em uma empresa multinacional
Authors: Boyer, Jean Pierre Zavala
metadata.dc.contributor.advisor: Gutierrez, Ruben Huamanchumo
metadata.dc.contributor.members: Rego, Ricardo Bordeaux
Mello, Luiz Carlos Brasil de Brito
Issue Date: 2021
Citation: BOYER, Jean Pierre Zavala. Gerenciamento do portfólio de cobrança utilizando melhoria de processos em uma empresa multinacional. 2020. 53f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2021.
Abstract: A melhoria de processos é fundamental na área de contas a receber, para se obter um retorno rápido do capital investido e melhorar os resultados de uma empresa. A análise de tempo de atividade, otimização dos processos e a melhora da qualidade do serviço oferecido ao cliente, estão ligados diretamente à produtividade, e com a implementação e uso correto de ferramentas automatizadas, pode-se perceber a importância de soluções para a melhoria contínua do processo de cobrança e acelerar o retorno do capital. Por tanto, é importante estar inovando continuamente para que as organizações se mantenham competitivas diante a concorrência no mercado atual, em que a qualidade e o tempo utilizado para a conclusão do serviço são os principais diferenciais na conquista do cliente. Em vista disso, o controle da inadimplência no portfólio de clientes de uma empresa é indispensável para evitar que o fluxo de caixa seja comprometido, e mediante o estudo dos processos de cobrança para torná-lo produtivo é possível obter um maior impacto nos indicadores financeiros. Este trabalho apresenta um projeto de melhoria de processos na área de contas a receber, por meio de um levantamento de dados do tempo do ciclo de caixa, com o intuito de inserir ferramentas automatizadas nos processos da área, visando aumentar a taxa de recuperação e em menor tempo o portfólio total de clientes para uma empresa. A pesquisa foi realizada na área de “contas a receber”, de uma Empresa multinacional, responsável pelo portfólio de clientes com contratos de financiamento de máquinas de TI para países da América Latina.
metadata.dc.description.abstractother: Process improvement is essential in a collection area for the results of a company and a quick return on the invested capital. The reduction of working time for analysts and the improvement of the quality of the service offered to the customer, are directly linked to productivity, and with the correct use of automated tools, one can perceive the importance of looking for solutions for the continuous improvement of processes collection and we are continually innovating so that organizations remain competitive in the face of competition in the current market, where the quality and time used to complete the service are the major differentials in conquering the consumer. The control of defaults in a company's customer portfolio is essential to prevent cash flow from being compromised, and by studying the collection processes to make it productive, it is possible to have a greater impact on financial indicators. This work presents a process improvement project in the collection area of a company, aiming to increase quality and productivity in the collection process of the “accounts receivable” sector, of a multinational company, which are responsible for the client portfolio with contracts financing of IT machines for Latin American countries.
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/21934
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