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Title: Modelagem do nível de serviço no Sistema Único de Saúde (SUS)
Authors: Souza, Gabriel Itiro Kioki
metadata.dc.contributor.advisor: Bergiante, Níssia Carvalho Rosa
metadata.dc.contributor.members: Farias Filho, José Rodrigues de
Duim, Fernanda Carvalho Abizethe
Issue Date: 2021
Citation: SOUZA, Gabriel Itiro Kioki. Modelagem do nível de serviço no Sistema Único de Saúde (SUS). 2021. 51f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal Fluminense, Escola de Engenharia, Niterói, 2021.
Abstract: Considerado um dos maiores e melhores sistemas de saúde públicos do mundo, o Sistema Único de Saúde (SUS) beneficia mais de 70% da população brasileira e realiza mais de 2 bilhões de atendimentos por ano, desde procedimentos ambulatoriais simples a atendimentos de alta complexidade. Devido a sua natureza complexa e aos riscos envolvidos, um sistema de saúde possui diversos fatores que influenciam na vida dos pacientes e nas tomadas de decisão dos profissionais da área. Este estudo tem como objetivo identificar os principais fatores que influenciam a satisfação do paciente no SUS, além de identificar uma estrutura para auxiliar na avaliação do nível de serviço desse sistema. Para isso, realizou-se uma modelagem do SUS baseada em Dinâmica de Sistemas, por meio de uma adaptação de um modelo causal americano para a realidade do sistema público brasileiro. Como resultado, o estudo explicitou que as principais variáveis que afetam diretamente na satisfação do paciente são o Bem Estar proporcionado pela eficácia do serviço e o Nível de Acessibilidade dos Serviços e Recursos. Ao final do trabalho, foi possível concluir que o uso da Dinâmica de Sistemas e o diagrama causal desenvolvido permitiram uma melhor visualização das principais variáveis presentes em um ambiente hospitalar, além de servir como ferramenta para auxiliar nas tomadas de decisão.
metadata.dc.description.abstractother: Considered one of the largest and best public health systems in the world, the Unified Health System (known as SUS) benefits more than 70% of the Brazilian population and performs more than 2 billion medical appointments per year, from simple outpatient procedures to highly complex services. Due to its complex nature and the risks involved, a health system has several factors that influence the lives of patients and the decision-making of professionals in the field. This study aims to identify the main factors that influence patient satisfaction in SUS, in addition to identifying a structure to assist in assessing the service level of this system. For this, a SUS modeling was carried out, through an adaptation of an American causal model to the reality of the Brazilian public system. As a result, the study explained that the main variables that directly affect patient satisfaction are the Well Being provided by the effectiveness of the service and the Level of Accessibility of Services and Resources. At the end of the work, it was possible to conclude that the use of Systems Dynamics and the developed causal diagram allowed a better visualization of the main variables present in a hospital environment, in addition to working as a tool to assist in decision making.
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/21935
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