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Title: Suco infantil pode causar miopia organizacional? Reflexões sobre a miopia de marketing em uma empresa de bebidas
Authors: Berger, Mariana Dantas
metadata.dc.contributor.advisor: Araujo, Fernando Oliveira de
metadata.dc.contributor.members: Farias Filho, José Rodrigues de
Duim, Fernanda Abizethe de Carvalho
Abreu, Chrystyane Gerth Silveira
Issue Date: 2021
Citation: BERGER, Mariana Dantas. Suco infantil pode causar miopia organizacional? Reflexões sobre a miopia de marketing em uma empresa de bebidas. 2021. 51f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2021.
Abstract: O presente estudo investiga a ocorrência de miopia no composto de marketing de uma marca nacional de sucos de caixa infantis, buscando capturar as principais características de um suco infantil por parte dos consumidores. Em termos metodológicos, a pesquisa aplica um questionário junto a consumidores aleatórios de suco de caixa. Apesar de a pesquisa visar interesses do público infantil, a amostra dos entrevistados não foi segmentada, de modo a oferecer uma perspectiva plural do tema em voga. Como resultados obtidos, através da percepção da amostra, foram especificadas as características que em conjunto atribuem aos sucos uma conotação infantil e foi constatado que a ocorrência da miopia dependeu do método de arguição dos respondentes. Deste modo, almeja-se apoiar desenvolvimentos futuros de outros bens de consumo infantis com mais acuracidade, sugerindo o desenvolvendo de novos estudos em outros setores da indústria e através de outros tipos de instrumentos de pesquisa.
metadata.dc.description.abstractother: The present study investigates the occurrence of myopia in the marketing mix of a national brand of children's boxed juices, seeking to capture the main characteristics of a children's juice by consumers. Methodologically, the research applies a questionnaire to random consumers of boxed juice. Although the research targets interests of the children's audience, the sample of respondents was not segmented, in order to offer a plural perspective of the topic at hand. As results obtained, through the perception of the sample, the characteristics that together attribute to juices a childish connotation were specified, and it was found that the occurrence of myopia depended on the method of questioning of the respondents. This way, it is intended to support future developments of other children's consumer goods with more assertiveness, suggesting the development of new studies in other industry sectors and through other types of research instruments.
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/21936
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