AS PROGRESSÕES ARITMÉTICAS E GEOMÉTRICAS NOS PROGRAMAS DE ENSINO DO COLÉGIO PEDRO II : ALGUNS APONTAMENTOS
Ensino médio
Colégio Pedro II
Colégio Pedro II
Ensino secundário
Progressões
Abstract
A Matemática na escolarização é alvo de discussões desde o século XIX no que se refere à escolha de assuntos e em relação à metodologia de ensino. Conteúdos que fazem parte dos programas há muito tempo pouco se modificaram, outros, tiveram mudanças significativas de enfoque/ênfase, como é o caso das Progressões Aritméticas e Geométricas. Atualmente o ensino das Progressões se dá no campo algébrico após o estudo das funções logarítmicas, entretanto, ao consultar os programas de ensino do Colégio Pedro II do século XIX e primeiras décadas do século XX, percebe-se que as Progressões tinham uma finalidade como conteúdo escolar diferenciada, servindo como pré-requisito para os logaritmos e oscilando entre os campos aritméticos e/ou algébricos. Este artigo é um recorte de uma pesquisa de mestrado e objetiva apontar os anos que as Progressões eram estudadas aritmeticamente e/ou algebricamente, observar sua aparente relação com os logaritmos e sua denominação.
[Texto sem Formatação]
[Texto sem Formatação]
Document type
Anais de EventoPublisher
UFRN
Source
NEVES, Thais Duarte; SOARES, Flávia dos Santos. As Progressões Aritméticas e Geométricas nos programas de ensino do Colégio Pedro II: alguns apontamentos. ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 5., 2020, Natal. Anais [...]. Natal:, UFRN, 2020. p. 1-5. Disponível em: https://periodicos.ufms.br/index.php/ENAPHEM/article/view/10786/8014Subject(s)
Ensino de matemática - História - Rio de Janeiro (RJ)Ensino médio
Colégio Pedro II
Colégio Pedro II
Ensino secundário
Progressões
License Term
CC-BY-SAThe following license files are associated with this item: