Please use this identifier to cite or link to this item: https://app.uff.br/riuff/handle/1/21954
Title: As Progressões Aritméticas e Geométricas nos programas de ensino do Colégio Pedro II : alguns apontamentos
Authors: Neves, Thais Duarte
Soares, Flávia dos Santos
Issue Date: 2020
Publisher: UFRN
Citation: NEVES, Thais Duarte; SOARES, Flávia dos Santos. As Progressões Aritméticas e Geométricas nos programas de ensino do Colégio Pedro II: alguns apontamentos. ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 5., 2020, Natal. Anais [...]. Natal:, UFRN, 2020. p. 1-5. Disponível em: https://periodicos.ufms.br/index.php/ENAPHEM/article/view/10786/8014
Abstract: A Matemática na escolarização é alvo de discussões desde o século XIX no que se refere à escolha de assuntos e em relação à metodologia de ensino. Conteúdos que fazem parte dos programas há muito tempo pouco se modificaram, outros, tiveram mudanças significativas de enfoque/ênfase, como é o caso das Progressões Aritméticas e Geométricas. Atualmente o ensino das Progressões se dá no campo algébrico após o estudo das funções logarítmicas, entretanto, ao consultar os programas de ensino do Colégio Pedro II do século XIX e primeiras décadas do século XX, percebe-se que as Progressões tinham uma finalidade como conteúdo escolar diferenciada, servindo como pré-requisito para os logaritmos e oscilando entre os campos aritméticos e/ou algébricos. Este artigo é um recorte de uma pesquisa de mestrado e objetiva apontar os anos que as Progressões eram estudadas aritmeticamente e/ou algebricamente, observar sua aparente relação com os logaritmos e sua denominação.
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/21954
Appears in Collections:HEDUMAT - Artigos de periódicos e trabalhos apresentados em eventos - Niterói

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ENAPHEM_NEVES_SOARES.pdfAnais de Evento172.72 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons