Please use this identifier to cite or link to this item: https://app.uff.br/riuff/handle/1/21955
Title: As progressões aritméticas e geométricas nas visões dos livros de Serrasqueiro
Authors: Neves, Thais Duarte
Soares, Flávia dos Santos
Issue Date: 2020
Citation: NEVES, Thais Duarte; SOARES, Flávia dos Santos. As progressões aritméticas e geométricas nas visões dos livros de Serrasqueiro. SEMINÁRIO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA DO RIO DE JANEIRO, 9., 2020, Rio de Janeiro. Anais [...]. Rio de Janeiro: SBEM RJ, 2020. p. 1-9. Disponível em: http://eventos.sbem.com.br/index.php/spem-rj/ix-spem-rj/paper/viewFile/1411/1182
Abstract: A Matemática na escolarização é alvo de discussões desde o século XIX no que se refere à escolha de assuntos e em relação à metodologia de ensino. Conteúdos que fazem parte dos programas há muito tempo pouco se modificaram, outros, tiveram mudanças significativas de enfoque/ênfase, como é o caso das Progressões Aritméticas e Geométricas. Ao consultar os programas de ensino do Colégio Pedro II do século XIX e primeiras décadas do século XX, percebe-se que as Progressões tinham uma finalidade como conteúdo escolar diferenciada, servindo como pré-requisito para os logaritmos e oscilando entre os campos aritméticos e/ou algébricos. Este artigo é um recorte de uma pesquisa de mestrado e tem como objetivo investigar de que forma as Progressões se configuraram nas propostas para o ensino de Matemática na escola secundária no século XIX nas obras didáticas de Álgebra e de Aritmética. Os livros Tratado Elementar de Arithmetica e Tratado de Algebra Elementar do português José Adelino Serrasqueiro foram considerados para análise, especialmente por terem sido adotados no Colégio Pedro II, instituição referência para o ensino secundário brasileiro durante o século XIX.
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/21955
Appears in Collections:HEDUMAT - Artigos de periódicos e trabalhos apresentados em eventos - Niterói

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
SPEM_2020_NEVES_SOARES.pdfAnais de Evento888.85 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons