PROFESSORES DO COLÉGIO PEDRO II: AGENTES NA CONSTITUIÇÃO DA DISCIPLINA MATEMÁTICA NO BRASIL
Soares, Flávia dos Santos | Posted on:
2014
Abstract
As diversas reformas pelas quais passou o ensino brasileiro provocaram mudanças nos estatutos do Colégio alterando as normas de contratação dos professores ao longo do tempo. Antes dos primeiros concursos realizados na década de 1850, o corpo docente do Colégio era instável e muitos professores eram contratados sem função e salário bem definido. Muitos dos professores que assumiram vagas eram indicados ou se ofereciam para trabalhar no Colégio e nomeados após aprovação pelo Ministro do Império. Além dos professores regulares, estava previsto no regulamento a existência de outros professores que deveriam reger as aulas na falta ou impedimento dos respectivos professores do Colégio. Durante todo o período que precedeu a realização de concursos, e mesmo após sua regulamentação, a organização e o ensino das diferentes disciplinas estavam também sob a responsabilidade de docentes que compunham o “subsolo” do Colégio. Estes professores atuavam nas aulas, interferiam para as mudanças curriculares, escreviam compêndios e respondian pela disciplina de forma atuante. O aumento do número de alunos e à alta exigência para o ingresso no magistério do Colégio, fez com que a classe dos “repetidores”, instituída a partir de 1855, também tivesse especial relevância na constituição do quadro docente do Colégio, bem como se constituísse de uma via de acesso ao quadro permanente da instituição.
Este texto tem por propósito identificar os professores de Matemática no Colégio Pedro II, e a atuação desses professores (efetivos e substitutos), sua formação, e sua participação no cotidiano da disciplina de Matemática. As principais fontes utilizadas para esse relato são fontes manuscritas localizadas no Arquivo Geral da Cidade do Rio de Janeiro (AGCRJ), no Arquivo Nacional (AN) e no Núcleo de Documentação e Memória do Colégio Pedro II (NUDOM), localizados no Rio de Janeiro.
[Texto sem Formatação]
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