Metadata
Show full item record
FATORES DETERMINANTES DO DESEMPENHO DOS ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL NO ESTADO DO CEARÁ, DE 2011 A 2017
Qualidade
Ceará
Modelo multinível
Função de produção educacional
Indicador educacional
Ceará
Rendimento escolar
Ensino fundamental
Education
Quality
Ceará
Multilevel models
Educational production function
Nunes, Lara Beatriz Rodrigues Moura | Posted on:
2020
Abstract
Há diversos estudos que mostram a importância da educação para todos os âmbitos da vida do ser humano. A educação apresenta um impacto no crescimento da economia e do desenvolvimento pessoal e profissional de cada indivíduo. No entanto, a escolaridade no Brasil é um fator que ainda precisa muito se desenvolver, principalmente no Nordeste e Norte, pois, de acordo com os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2019, foram as regiões que possuíram menos concluintes no Ensino Fundamental. Apesar disso, o estado do Ceará apresentou um crescimento muito expressivo na qualidade de ensino, mesmo com todas as adversidades de sua região. O estudo teve por base a Função de Produção Educacional (FPE) que busca explicar os fatores que impactam o desempenho escolar. Neste contexto, o presente trabalho tem por finalidade verificar os fatores que influenciaram no resultado educacional dos alunos do Ceará no Ensino Fundamental no período de 2011 a 2017, por meio do modelo multinível, utilizando os dados da Prova Brasil. Foi identificado que os principais fatores para a variabilidade da nota dos alunos são o ambiente familiar, características individuais do aluno e a infraestrutura escolar e seus recursos. Além disso, utilizando o modelo Multinível, considerando sua estimativa em dois níveis, foi validado que 25% das variações do resultado na nota escolar do estudante são justificadas pela diferenciação entre as escolas, o que mostra o efeito escola no desempenho do aluno
[Texto sem Formatação]
[Texto sem Formatação]
Document type
Trabalho de conclusão de cursoPublisher
Universidade Federal Fluminense
Source
NUNES, Lara Beatriz Rodrigues Moura. Fatores determinantes do desempenho dos estudantes do ensino fundamental no Estado do Ceará, de 2011 a 2017. 2020. 55 f. Trabalho final de curso (Bacharelado em Ciências Econômicas) - Universidade Federal Fluminense, Instituto de Ciências da Sociedade e Desenvolvimento Regional, Campos dos Goytacazes, 2020.Subject(s)
EducaçãoQualidade
Ceará
Modelo multinível
Função de produção educacional
Indicador educacional
Ceará
Rendimento escolar
Ensino fundamental
Education
Quality
Ceará
Multilevel models
Educational production function