A IMAGEM TURÍSTICA DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO PROJETADA EM PORTAIS DIGITAIS INTERNACIONAIS DE NOTÍCIA
Rio de Janeiro
Portais digitais de notícias
Turismo
Rio de Janeiro (RJ)
Internet
Portal
Image
Rio de Janeiro
Digital news portals
Arêas, Giovanna Rangel | Posted on:
2020
Abstract
Como forma de desvendar qual a imagem turística do Rio de Janeiro projetada nos portais digitais internacionais de notícia, neste trabalho busca-se compreender quais fatores contribuem para a construção da imagem da cidade carioca e como eles são retratados nas reportagens divulgadas sobre o Rio de Janeiro. Utilizando a análise de
conteúdo como metodologia de análise, os veículos NY Times e El País ofereceram 120 publicações que foram coletadas com o intuito de averiguar, dentro do contexto temporal entre 2017 e 2019, como a reputação do Rio de Janeiro se mantém no cenário estrangeiro, gerando o questionamento de como isso influencia os turistas no
momento de eleger a cidade como destino turístico. Os resultados dessa análise permitem afirmar que ao abordar a cidade do Rio de Janeiro, os veículos midiáticos internacionais destacam os aspectos negativos da cidade, refletindo em uma imagem turística desfavorável, reproduzida pelos portais digitais de notícia estrangeiros, possivelmente influenciando na escolha do Rio de Janeiro como lugar a ser visitado
[Texto sem Formatação]
[Texto sem Formatação]
Document type
Trabalho de conclusão de cursoSubject(s)
ImagemRio de Janeiro
Portais digitais de notícias
Turismo
Rio de Janeiro (RJ)
Internet
Portal
Image
Rio de Janeiro
Digital news portals