CECÍLIA MEIRELES E A EDUCAÇÃO DA INFÂNCIA PELO FOLCLORE (1930-1964)
Literatura infantil
Nacionalismo
Universalismo
Meireles, Cecília, 1901-1964
Educação
Folclore
Folklore
Education
Children's
Literature
Nationalism
Universalism
Vieira, Ana Paula Leite | Posted on:
2013
Abstract
O objetivo desta pesquisa é analisar as contribuições de Cecília Benevides de Carvalho Meireles (1901-1964) para os temas da educação e do folclore brasileiros, mais precisamente na relação estabelecida por ela entre estas duas esferas. Cecília Meireles possui uma trajetória de atuação social riquíssima, figurando como poetisa, educadora, folclorista, cronista na grande imprensa, crítica literária e até mesmo tradutora de livros estrangeiros. Envolveu-se com o movimento de renovação educacional dos anos 1920 e 1930, sendo uma das signatárias do Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova (1932). Nos três primeiros anos da década de 1930, dirigiu a Página de Educação no jornal Diário de Notícias, através da qual expressava e difundia os ideais da Escola Nova para o público em geral. Também esteve envolvida, já no final da década de 1940, com o Movimento Folclórico brasileiro (1947-1967), participando ativamente de suas atividades nacionais e regionais. Sua atuação como educadora é mais conhecida e estudada, ao contrário de seu lado folclorista, que recebeu pouca atenção da bibliografia especializada. Será este o foco deste estudo, que procurará entender suas diferentes formas de atuação social como um projeto único de nação
[Texto sem Formatação]
[Texto sem Formatação]
Document type
DissertaçãoSource
VIEIRA, Ana Paula Leite. Cecília Meireles e a educação da infância pelo folclore (1930-1964). 2013. 192 f. Dissertação (Mestrado em História) – Departamento de História, Universidade Federal Fluminense Niterói, 2013. Disponível em: <http://www.historia.uff.br/stricto/td/1708.pdf>.Subject(s)
Cecília MeirelesLiteratura infantil
Nacionalismo
Universalismo
Meireles, Cecília, 1901-1964
Educação
Folclore
Folklore
Education
Children's
Literature
Nationalism
Universalism