Recent Submissions

  • Álcool gel 

    Ferro, Mylena et al. | Posted on: 2020
    Tirinha animada de história em quadrinhos sobre o uso do álcool gel no combate ao vírus causador da COVID-19.
  • HQ animada. A Química na Pandemia: Álcool Gel. 

    Ferro, Mylenna Viana et al. | Posted on: 06 nov. 2020
    Esta Hq Animada e em Post fez parte do Projeto PROEX-UFF de 2020 intitulado “Reações Divertidas: a Química na Casa da Descoberta em 2020” vinculado a atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão do Departamento de Química ...
  • Hq animada. A Ciência na pandemia: Limpeza! : Sabão 

    Ferro, Mylenna Viana et al. | Posted on: 13 nov. 2020
    Esta Hq animada e em Post fez parte do Projeto PROEX-UFF de 2020 intitulado “Reações Divertidas: a Química na Casa da Descoberta em 2020” vinculado a atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão do Departamento de Química ...
  • Hq animada. A Ciência na Pandemia: Limpeza! : saneantes. 

    Ferro, Mylenna Viana et al. | Posted on: 27 nov. 2020
    Esta Hq animada e em Post fez parte do Projeto PROEX-UFF de 2020 intitulado “Reações Divertidas: a Química na Casa da Descoberta em 2020” vinculado a atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão do Departamento de Química ...
  • Hq animada. A Ciência na Pandemia: o que são Coronavírus. 

    Ferro, Mylenna Viana et al. | Posted on: 07 dez. 2020
    Esta Hq animada e em Post fez parte do Projeto PROEX-UFF de 2020 intitulado “Reações Divertidas: a Química na Casa da Descoberta em 2020” vinculado a atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão do Departamento de Química ...
  • Hq animada. A Ciência na Pandemia: a importância das vacinas. 

    Ferro, Mylenna Viana et al. | Posted on: 15 dez. 2020
    Esta Hq animada e em Post fez parte do Projeto PROEX-UFF de 2020 intitulado “Reações Divertidas: a Química na Casa da Descoberta em 2020” vinculado a atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão do Departamento de Química ...
  • Hq animada, a ciência na pandemia: testes de Covid19 

    Ferro, Mylenna Viana et al. | Posted on: 19 dez. 2020
    Esta Hq animada e em Post fez parte do Projeto PROEX-UFF de 2020 intitulado “Reações Divertidas: a Química na Casa da Descoberta em 2020” vinculado a atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão do Departamento de Química ...
  • Vídeos, animações e simulações 

    Almeida, Lucia da Cruz et al. | Posted on: 30 out. 2020
    O uso de vídeos como recurso didático no ensino de Física não é uma novidade. O texto do PSSC (Physical Sciences Study Committee), traduzido para o português em 1963, incluía a primeira experiência na produção de uma ...
  • Física e Música 

    Almeida, Lucia da Cruz et al. | Posted on: 28 abr. 2018
    Albert Einstein, no livro A evolução da Física, defendia que “Os conceitos físicos são livres criações da mente humana, não sendo, por mais que pareçam, determinados unicamente pelo mundo externo”. O olhar de Einstein ...
  • Situação-problema com tiras de humor e memes 

    Almeida, Lucia da Cruz et al. | Posted on: 30 out. 2020
    Nesta seção são diversas as possibilidades para o uso das tiras e humor e memes como recurso didático, apenas como ilustração até como elemento estruturador para atividades de avaliação diagnóstica e de ensino investigativo, ...
  • Tiras de humor e memes: o que isso tem a ver com a física? 

    Almeida, Lucia da Cruz et al. | Posted on: 30 out. 2020
    Nesta seção são postados material de humor (tiras, charges e memes) de veiculação social, cujo conteúdo textual e/ou imagético mantém uma interface com a Ciência, particularmente com a Física. Recorrer a este tipo de ...
  • RECURSOS EXPERIMENTAIS 

    ALMEIDA, Lucia da Cruz et al. | Posted on: 30 out. 2020
    Nesta seção do blog serão apresentadas sugestões para a produção de aparatos que oportunizem a realização de atividades experimentais no contexto de sala de aula com materiais de baixo custo e de fácil aquisição no ...
  • PARA REFLETIR 

    ALMEIDA, Lucia da Cruz et al. | Posted on: 30 out. 2020
    Nesta seção são apresentados pensamentos de estudiosos da educação ou outros elementos potencializadores para a reflexão sobre a prática docente na perspectiva de incentivo a mudanças em prol da melhoria do ensino de Física ...