Submissões recentes

  • Vídeos, animações e simulações 

    Almeida, Lucia da Cruz et al. | Postado em: 30 out. 2020
    O uso de vídeos como recurso didático no ensino de Física não é uma novidade. O texto do PSSC (Physical Sciences Study Committee), traduzido para o português em 1963, incluía a primeira experiência na produção de uma ...
  • Física e Música 

    Almeida, Lucia da Cruz et al. | Postado em: 28 abr. 2018
    Albert Einstein, no livro A evolução da Física, defendia que “Os conceitos físicos são livres criações da mente humana, não sendo, por mais que pareçam, determinados unicamente pelo mundo externo”. O olhar de Einstein ...
  • Situação-problema com tiras de humor e memes 

    Almeida, Lucia da Cruz et al. | Postado em: 30 out. 2020
    Nesta seção são diversas as possibilidades para o uso das tiras e humor e memes como recurso didático, apenas como ilustração até como elemento estruturador para atividades de avaliação diagnóstica e de ensino investigativo, ...
  • Tiras de humor e memes: o que isso tem a ver com a física? 

    Almeida, Lucia da Cruz et al. | Postado em: 30 out. 2020
    Nesta seção são postados material de humor (tiras, charges e memes) de veiculação social, cujo conteúdo textual e/ou imagético mantém uma interface com a Ciência, particularmente com a Física. Recorrer a este tipo de ...
  • RECURSOS EXPERIMENTAIS 

    ALMEIDA, Lucia da Cruz et al. | Postado em: 30 out. 2020
    Nesta seção do blog serão apresentadas sugestões para a produção de aparatos que oportunizem a realização de atividades experimentais no contexto de sala de aula com materiais de baixo custo e de fácil aquisição no ...
  • PARA REFLETIR 

    ALMEIDA, Lucia da Cruz et al. | Postado em: 30 out. 2020
    Nesta seção são apresentados pensamentos de estudiosos da educação ou outros elementos potencializadores para a reflexão sobre a prática docente na perspectiva de incentivo a mudanças em prol da melhoria do ensino de Física ...