POLÍTICAS PÚBLICAS DE COTAS: UM ESTUDO DE CASO SOBRE A INFLUÊNCIA DA EDUCAÇÃO SUPERIOR NA MOBILIDADE SOCIAL
Educação
Mobilidade social
Politicas públicas
Universidade
Ensino superior
Programas de ação afirmativa
Mercado de trabalho
Quotas
Education
Social mobility
Public policy
Silva, Luís Felipe Oliveira Alves da | Posted on:
31 mar. 2021
Abstract
A presente pesquisa é de natureza aplicada, com abordagem quanti-qualitativa. Quanto aos objetivos propostos, a presente pesquisa caracteriza-se como exploratória e descritiva. Quanto ao procedimento técnico, este é um estudo de caso sobre a mobilidade social dos egressos da Universidade Federal Fluminense (UFF) - RJ, onde são comparados dois tipos de egressos: cotistas e não cotistas. Para alcançar este objetivo são realizados levantamento bibliográfico, pesquisa documental e pesquisas junto a atores locais, como egressos da UFF. Foi realizado um levantamento bibliográfico preliminar em bases de dados internacionais e nacionais, como Web of Science, Scopus e Scielo acerca dos principais temas que sustentam a pesquisa. A pesquisa documental trata as legislações, como a Lei Federal nº12.711/2012, legislações estaduais, Projetos de Lei e Pareceres. Como fonte de coleta de dados primários foi enviado um questionário para os egressos da UFF e, posteriormente, realizado entrevistas. A análise dos dados coletados ocorreu por meio de análise estatística descritiva para os dados quantitativos e de análise de conteúdo para os dados qualitativos. Com a aplicação dos métodos em busca do alcance dos objetivos específicos, percebeu-se que ambos os perfis de egressos demonstram ter perspectivas de ascensão social. Entretanto, a mobilidade social ocorre de maneiras distintas entre os cotistas e não cotistas. As duas diferenças principais observadas são o tempo em que a mobilidade social ocorre, sendo atingida mais rápido pelos cotistas, e a quantidade de níveis que podem os egressos podem ascender, maior para os cotistas. Os resultados corroboram com a literatura, demonstrando que a educação é a variável mais influente no processo de mobilidade social.
[Texto sem Formatação]
[Texto sem Formatação]
Document type
DissertaçãoSource
SILVA, Luís Felipe Oliveira Alves da. Políticas públicas de cotas: um estudo de caso sobre a influência da educação superior na mobilidade social. 2021. 113 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Administração)-Universidade Federal Fluminense, Volta Redonda, 2021.Subject(s)
CotasEducação
Mobilidade social
Politicas públicas
Universidade
Ensino superior
Programas de ação afirmativa
Mercado de trabalho
Quotas
Education
Social mobility
Public policy
License Term
CC-BY-SAThe following license files are associated with this item: