Please use this identifier to cite or link to this item: https://app.uff.br/riuff/handle/1/221
Title: Em busca de honras, isenções e liberdades: as milícias de homens pretos forros na cidade do Rio de Janeiro (meados do século XVII e início do XIX)
Authors: Marta, Michel Mendes
metadata.dc.contributor.advisor: Soares, Mariza de Carvalho
Issue Date: 10-Apr-2013
Citation: MARTA, Michel Mendes. Em busca de honras, isenções e liberdades: as milícias de homens pretos forros na cidade do Rio de Janeiro (meados do século XVII e início do XIX). 2013. 140 f. Dissertação (Mestrado em História) – Departamento de História, Universidade Federal Fluminense Niterói, 2013. Disponível em: <http://www.historia.uff.br/stricto/td/1676.pdf>.
Abstract: Este trabalho tem como objetivo discutir a formação do oficialato de homens pretos forros nos chamados terços de auxiliares da cidade do Rio de Janeiro. Buscamos compreender suas estratégias para adquirir prestígio e honras através do serviço das armas. Pertencer ao terço era, fundamentalmente, uma estratégia de legitimação da liberdade. Partimos da ordem régia de 1766, um marco para o terço de homens pretos, buscando compreender o modo como os postos do oficialato foram providos, visualizando os deslizamentos entre a percepção do oficialato de cor e das tropas.
metadata.dc.description.abstractother: Este trabajo tiene como objetivo discutir la formación de las milicias de hombres negros en la ciudad de Rio de Janeiro. Tratamos de entender sus estrategias para adquirir prestigio y honor. Hacer parte de una milicia fue básicamente una estrategia de legitimación de la libertad. Partimos de la Real Orden de 1766, tratando de entender cómo los cargos de oficiales fueran proporcionados
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/221
Appears in Collections:PPGH - Teses e Dissertações

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Marta, Michel-Dissert-2013.pdf763.29 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.