Metadata
Show full item record
DE ONDE VIEMOS, PARA ONDE VAMOS: UM OLHAR HISTORIOGRÁFICO SOBRE O DESENVOLVIMENTO DO ENSINO AO DECORRER DA EVOLUÇÃO DA HUMANIDADE
Educação mnemônica
Educação difusa
Educação mútua
Educação híbrida
Educação 4.0
História da educação
Memórias
Tecnologia
Evolução humana
Mudança social
Professor
History of education
Mnemonical education
Diffuse education
Mutual education
Hybrid education
Education 4.0
Neves, Douglas Cristiano Gomes | Posted on:
2020
Abstract
A humanidade sofre o processo de evolução tanto quanto qualquer animal irracional. Atualmente, a espécie se considera como “o homem moderno”, cientificamente denominado como Homo sapiens sapiens. Essa classificação é devida a dois fatores: o tamanho do cérebro e a capacidade de acúmulo de conhecimento. O processo evolutivo da sociedade tem sido mais rápido do que a evolução dos próprios Homo sapiens sapiens a uma próxima geração. O ser humano então se considera como o ser com melhor capacidade cognitiva e isso leva à questão: quão conectada está a evolução – tanto da humanidade quanto social – com a educação. Com isso, este trabalho tem o objetivo de entender como o desenvolvimento humano contribuiu com a evolução da educação e do ambiente usado para ensinar. Deseja-se também reconhecer padrões históricos das revoluções curriculares/educacionais ao redor do mundo, para assim poder prever se, e como, a educação mudará. Este trabalho aborda temas da educação oriental e ocidental, das diferenças na mesma sociedade de acordo com o tempo, do que era a escola antigamente e o público que poderia acessá-la. Para uma pesquisa bibliográfica exploratória da história das sociedades, escolheu-se civilizações antigas específicas para abordarmos tais questões: Mesopotâmia, Egito, Grécia e Roma foram alguns “Estados” estudados antes de entrarmos na idade média. Estudou-se também como foi alterada a educação pós movimentos: renascentistas, humanistas, realistas, iluministas, entre outros. As grandes navegações ocorridas na época trouxeram um tipo específico de educação para o Brasil inicialmente: a educação jesuíta. Os grandes acontecimentos mundiais do século XIX – revoluções industriais, 1° e 2° guerras mundiais, guerra fria, crises econômicas, expansão demográfica – mudaram radicalmente a maneira como o ser humano enxergava o mundo e a sociedade, ao disponibilizar diversos avanços para a mesma. O mundo então aumenta seu interesse pela educação e seus métodos de ensino, visto que cada vez mais os humanos crescem em quantidade e precisam sobreviver, atribuindo suas esperanças à educação. Por fim, são abordadas as mudanças no sistema de ensino brasileiro, o decorrer das novas legislações até a realidade educacional do país e um pouco das novidades mundiais, para assim tentar entender e prever o papel que um futuro professor terá como educador nas escolas por vir e como a educação será vista nas próximas gerações
[Texto sem Formatação]
[Texto sem Formatação]
Document type
Trabalho de conclusão de cursoSource
NEVES, Douglas Cristiano Gomes. De onde viemos, para onde vamos: um olhar historiográfico sobre o desenvolvimento do ensino ao decorrer da evolução da humanidade. 2020. 66f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química - Licenciatura) - Instituto de Química, Universidade Federal Fluminense, 2020.Subject(s)
História da educaçãoEducação mnemônica
Educação difusa
Educação mútua
Educação híbrida
Educação 4.0
História da educação
Memórias
Tecnologia
Evolução humana
Mudança social
Professor
History of education
Mnemonical education
Diffuse education
Mutual education
Hybrid education
Education 4.0
License Term
CC-BY-SAThe following license files are associated with this item: