Metadata
Show full item record
CONTEXTUALIZAÇÃO NO ENSINO DE QUÍMICA COM PESQUISA DISCENTE
Ensino de química
Pesquisa discente
Ensino de química
Pensamento crítico
Pesquisa conscientizadora
Aprendizagem significativa
Chemistry teaching
Contextualization
Student research
Sousa, Henrique Bastos de | Posted on:
2020
Abstract
O cenário encontrado no ensino de química na escola se apresenta como um desafio atualmente, visto o crescente desinteresse e desmotivação acerca da disciplina por parte dos alunos. Isso acontece por ser uma matéria considerada difícil e abstrata, assim os alunos costumam desenvolver ideias preconcebidas, acreditando que a química esteja somente em contas, nomenclaturas e laboratórios. Por essa razão, deve-se buscar estratégias de ensino que despertem o interesse e a disposição de aprender dos alunos. Um método que pode ser utilizado é a contextualização de determinado conteúdo com uma situação que esteja presente em seu cotidiano. Essa abordagem se encaixa na teoria de aprendizagem significativa de David Ausubel, uma teoria que leva em consideração o educando e ressalta o papel dos docentes na criação de situações que favoreçam a aprendizagem. Visto isso, o presente trabalho expõe o desenvolvimento e a aplicação de um projeto para duas turmas de 2ª série do ensino médio, no qual foi solicitada uma pesquisa discente que teve por objetivo possibilitar que os educandos criassem uma visão contextualizada dá química a partir de tema do seu cotidiano. Identificou-se, com a aplicação do projeto, uma dificuldade por parte dos educandos na elaboração de uma contextualização mais profunda a respeito dos temas abordados. Possivelmente isso se faz presente devido à manutenção de um ensino em sua maioria desconexo com o cotidiano. Por fim, a partir da observação dos resultados, foi possível perceber que a aproximação da disciplina de química com a realidade dos alunos gerou um maior interesse durante as aulas e mudança de postura em relação à matéria durante a continuidade do ano letivo
[Texto sem Formatação]
[Texto sem Formatação]
Document type
Trabalho de conclusão de cursoSource
Sousa, Henrique Bastos de. Contextualização no ensino de química com pesquisa discente. 2020. 36f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Instituto de Química, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2020.Subject(s)
ContextualizaçãoEnsino de química
Pesquisa discente
Ensino de química
Pensamento crítico
Pesquisa conscientizadora
Aprendizagem significativa
Chemistry teaching
Contextualization
Student research
License Term
CC-BY-SAThe following license files are associated with this item: