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DISCUTINDO A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR BRASILEIRA: UMA ANÁLISE SOBRE A EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA
Educação especial
Educação científica
Inclusão
Ensino da ciência
Base Nacional Comum Curricular
Educação especial
Ciências naturais
Inclusão escolar
BNCC
Special education
Science education
Inclusion
Santos, Thalisia Cunha dos | Posted on:
2020
Abstract
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) trouxe diversos desafios no campo da educação, principalmente no que tange a educação especial, isso porque há poucas menções no documento sobre esta modalidade de ensino, levando a pensar que a base criada para todos os alunos, não foi pensada para sujeitos com necessidades educacionais especiais. Quando se trata do ensino de ciências inclusivo, os desafios são ainda maiores, pois a reforma do ensino médio uniu as disciplinas química, física e biologia em um único itinerário formativo, podendo levar a déficits de aprendizagens dos alunos com ou sem necessidades especiais. Visando compreender a nova realidade dos estudantes portadores de necessidades especiais, o presente trabalho pautou-se numa revisão bibliográfica de cunho qualitativo e quantitativo sobre a BNCC, a fim de se obter um aspecto geral do rumo da educação inclusiva no Brasil e as possíveis implicações no ensino de ciências. Esta pesquisa aponta a negligência da BNCC no que diz respeito a modalidade de educação especial, visto que houve a exclusão desta na versão final do documento. Ademais, aponta-se a falta de estudos sobre a interface ciências da natureza, educação especial e BNCC, convocando os profissionais da área na busca de práticas inclusivas. Esse texto permitirá uma compreensão do desenvolvimento das pesquisas sobre a nova BNCC e educação inclusiva no contexto atual
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Document type
Trabalho de conclusão de cursoSource
Santos, Thalisia Cunha dos. Discutindo a base nacional comum curricular brasileira: uma análise sobre a educação inclusiva no ensino de ciências da natureza. 2020. 57f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Instituto de Química, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2020.Subject(s)
BNCCEducação especial
Educação científica
Inclusão
Ensino da ciência
Base Nacional Comum Curricular
Educação especial
Ciências naturais
Inclusão escolar
BNCC
Special education
Science education
Inclusion
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