Metadata
Show full item record
USO DA TEMÁTICA AGROTÓXICOS COMO TEMA DE CONTEXTUALIZAÇÃO PARA O ENSINO DE QUÍMICA
Contextualização
Agrotóxicos
Ensino de química
Aula integrada
Química orgânica
Agrotóxico
Saúde ambiental
Pensamento crítico
Chemistry teaching
Contextualization
Pesticides
Vale, Thiago Mota do | Posted on:
2020
Abstract
A reforma do ensino médio trouxe ao aluno a possibilidade de selecionar as disciplinas de melhor interesse para sua formação. Este fator, somado ao cenário de desmotivação e dificuldades recorrentes na disciplina de química, abre caminho para uma baixa adesão a esta disciplina por parte dos alunos. Buscando despertar o interesse dos alunos, elaboramos uma aula de química, na qual, a partir das funções orgânicas, foi elaborada uma exposição em que os agrotóxicos foram utilizados como forma de contextualização. Essa aula foi realizada em dois momentos: no primeiro, fez-se uso de uma aula expositiva seguida de um quiz de funções orgânicas; o segundo momento foi trabalhado com a metodologia ativa júri simulado, tendo como julgamento a manutenção da utilização dos agrotóxicos no estado do Rio de Janeiro. Com essa proposta, foi observado que a utilização da contextualização e de metodologias ativas apresentam um grande potencial para despertar o interesse do aluno, transformando-o em um sujeito crítico e ativo na sociedade em que vive
[Texto sem Formatação]
[Texto sem Formatação]
Document type
Trabalho de conclusão de cursoSource
VALE, Thiago da Mota do. Uso da temática agrotóxicos como tema de contextualização para o ensino de química. 2020. 60f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Instituto de Química, Universidade Federal Fluminense, 2020.Subject(s)
Ensino de químicaContextualização
Agrotóxicos
Ensino de química
Aula integrada
Química orgânica
Agrotóxico
Saúde ambiental
Pensamento crítico
Chemistry teaching
Contextualization
Pesticides
License Term
CC-BY-SAThe following license files are associated with this item: