EDUCAÇÃO MATEMÁTICA EM PROL DA DIGNIDADE HUMANA: A APRENDIZAGEM DE ESTATÍSTICA NO ENSINO MÉDIO ATRAVÉS DOS DIREITOS HUMANOS DAS TRABALHADORAS
Educação em Direitos Humanos
Educação Matemática
Educação Problematizadora
Ensino de Estatística
Mulheres no Mercado de Trabalho
Direitos humanos
Trabalho feminino
Ensino de estatística
Ensino médio
High School
Education on Human Rights
Mathematics Education
Problem-based Education
Statistics’ Teaching
Women in Labor
Mendes, Luísa Cardoso | Posted on:
2019
Abstract
Os Direitos Humanos em geral, inclusive os direitos das mulheres no mercado de trabalho, ainda são violados de forma sistemática na nossa sociedade. A Educação em Direitos Humanos entende o papel fundamental da Educação na promoção dos Direitos Humanos, pois auxilia na conscientização, implementação e ampliação dos direitos fundamentais para todos. Para atender uma das demandas da Educação em Direitos Humanos no Brasil e contribuir para o Ensino de Matemática sob a perspectiva dos Direitos Humanos, desenvolvemos uma atividade baseada na problematização freireana, utilizando o tema gerador “Mulheres no mercado de trabalho” para conscientizar acerca dos Direitos Humanos das trabalhadoras e promover a aprendizagem de Estatística. A atividade foi organizada em três Momentos, nos quais os alunos participaram de uma Roda de Histórias sobre o tema gerador, analisaram dados de uma pesquisa local realizada por eles mesmos em diferentes regiões das cidades de Niterói, São Gonçalo e Rio de Janeiro, e compararam esses resultados com dados de órgãos oficiais. Os respectivos andamentos pedagógicos, recursos e materiais desenvolvidos foram aplicados com três turmas da 3ª série do Ensino Médio de um Colégio Estadual e um Colégio Federal no 1º semestre de 2019. A análise das aplicações mostrou que os andamentos pedagógicos, assim como as estratégias e os materiais utilizados, foram eficientes para promover a conscientização dos estudantes sobre a violação dos direitos das trabalhadoras e a apropriação de conhecimentos estatísticos, previsto nos currículos escolares, pelos alunos. Ao longo de todos os momentos do planejamento os estudantes buscaram compreender a extensão das violações sofridas pelas trabalhadoras e essa busca demandou necessidade de novas ferramentas matemáticas. Ao final do processo, os estudantes reconheceram a importância de lutar contra essas discriminações e que a matemática pode ir além de fórmulas e algoritmos.
[Texto sem Formatação]
[Texto sem Formatação]
Document type
Trabalho de conclusão de cursoPublisher
Universidade Federal Fluminense
Source
MENDES, Luísa Cardoso. Educação matemática em prol da dignidade humana: a aprendizagem de estatística no ensino médio através dos direitos humanos das trabalhadoras. 2019. 117f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Instituto de Matemática e Estatística, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2019.Subject(s)
Ensino MédioEducação em Direitos Humanos
Educação Matemática
Educação Problematizadora
Ensino de Estatística
Mulheres no Mercado de Trabalho
Direitos humanos
Trabalho feminino
Ensino de estatística
Ensino médio
High School
Education on Human Rights
Mathematics Education
Problem-based Education
Statistics’ Teaching
Women in Labor
License Term
CC-BY-SAThe following license files are associated with this item: